Defensoria vai dobrar número de atendimento em Cachoeiro - Jornal Fato
Política

Defensoria vai dobrar número de atendimento em Cachoeiro

De um atendimento mensal de 3 mil pessoas, a Defensoria Pública esperar ampliar o serviço com a nova sede inaugurada ontem


A solenidade de inauguração foi às 16h00 de ontem, com presença do governador Paulo Hartung e autoridades (Foto: Alessandro de Paula)

O governo do estado inaugurou nesta terça-feira (22) o novo prédio da Defensoria Pública Estadual de Cachoeiro de Itapemirim. A expectativa é dobrar o número de atendimento ao público, que hoje é de 3 mil pessoas mensais. Ao ano são quase 40 mil atendimentos.

 

A solenidade de inauguração foi às 16h de ontem, com presença do governador Paulo Hartung. A nova Defensoria começa a funcionar a partir desta quinta-feira (24) no novo endereço, situado na Rua Rodolfo Fiório, 25, bairro Independência, ao lado do fórum.

 

"Em Vila Velha, tínhamos um atendimento de 1 mil pessoas e após inauguração da nova sede, com estrutura semelhante a essa aqui, ampliamos para 4,5 mil. Então acreditamos que em breve vamos pelo menos dobar o volume de atendimento atual", destacou o sub defensor geral do estado, Fábio Ribeiro Bittencourt.

 

O diretor administrativo do núcleo e defensor público, Bruno Danorato, explicou que as salas mais amplas e também a implantação do sistema eletrônico de senhas irão garantir mais fluidez no atendimento.

 

"Certamente o tempo de espera será reduzido, pois o atendimento será mais humanizado, mais ágil, bem diferente de hoje, com atendimento por senha manual e a estrutura física mais compacta"¸ destacou.

 

O defensor também ressaltou sobre a extrajudicialização: "Com o novo espaço, composto por salas maiores, mais conforto e qualidade, vamos prestigiar ainda mais a ideia da solução extrajudicial de conflito, com soluções consensuais em que não há necessidade de procurar o Poder Judiciário, já sobrecarregado".

 

Segundo Danorato, as principais demandas que chegam ao núcleo estão relacionadas à regularização de documentos imobiliários, que é um grande problema no município; ao fornecimento de medicamentos; e especialmente os conflitos familiares. O serviço também atende a moradores de municípios vizinhos.

 

Durante a solenidade foi inaugurada a arte em grafite realizada por Vinícius Torneri Abre, que cumpre pena em regime semiaberto na Casa de Custódia de Vila Velha.

Comentários