De volta ao jogo: Hartung deve ser candidato - Jornal Fato
Política

De volta ao jogo: Hartung deve ser candidato

O anúncio oficial deve ser feito ainda na tarde desta terça-feira. Nome do governador é fundamental para manter junto seu grupo político


O governador Paulo Hartung voltou a surpreender o mercado político capixaba. Quinze dias após anunciar que não disputaria a reeleição, ele reuniu partidos que formam a sua base, na manhã desta terça-feira (24) para anunciar que mudou de ideia e vai, sim, para a disputa. A expectativa é de que o anúncio oficial seja feito ainda nesta tarde.

Desde que Hartung anunciou que não disputaria o quarto mandato, as articulações revelaram que ele é nome indispensável para manter a unidade do grupo político. Sem ele no páreo, as siglas migraram para as pré-candidaturas do ex-governador Renato Casagrande (PSB) e Rose de Freitas (Pode), já que os partidos não encontraram nome de consenso que aceitasse a disputa.

A volta de Hartung ao cenário eleitoral vai provocar novo arranjo de forças. Alguns acordos construídos devem ser desfeitos. Entretanto, o senador Ricardo Ferraço (PSDB) já se antecipou em anunciar que manterá apoio a Casagrande. O PSDB, seu partido, é um dos que se reuniu na manhã de hoje com o governador.

Ricardo foi peça fundamental para levar os tucanos para o palanque do socialista. Sua decisão de não disputar o governo pela situação quando sinalizava que podia fazê-lo deixou os governistas sem nome de consenso. Também atuou fortemente em Brasília para garantir a coligação com o PSB capixaba, passando por cima da disposição do vice-governador César Colnago, presidente estadual da sigla, de concorrer para manter o grupo unido.

Mais detalhes em breve.

Comentários