Das oito, apenas uma candidatura é julgada - Jornal Fato
Política

Das oito, apenas uma candidatura é julgada


Foto: Divulgação

 

Leandro Moreira

 

A Justiça Eleitoral continua em processo de análise dos registros de candidaturas, antes de deferir ou indeferir o prosseguimento das campanhas. Até o momento, em Cachoeiro de Itapemirim, apenas o candidato a prefeito do Rede Sustentabilidade teve o aval jurídico.

 

O único registro deferido, até o fechamento desta edição, foi o do Professor Jonathan; desta forma, a chapa de candidatos a vereador da sigla também está com a documentação aprovada pela Justiça Eleitoral.

 

Jonathan foi o primeiro a registrar a candidatura, ainda antes do dia 15 de agosto, data limite determinada pelo calendário eleitoral. Sua vice é a líder comunitária Drª Andrea Marques.

 

Em todo Brasil, até às 18h de segunda-feira (22), foram contabilizados 507 mil pedidos de registro de candidatura. Desse montante, 4.599 já foram deferidos pela Justiça Eleitoral, sendo 4.222 para vereador, 189 para prefeito e 188 para vice-prefeito.

 

Dos candidatos que tiveram o pedido de registro concedido pela Justiça Eleitoral, 1.562 têm ensino médio completo, 934 têm ensino superior completo e 136 declararam que leem e escrevem. A maioria desses candidatos possui de 45 a 49 anos, 724 no total. Apenas um candidato com idade de 85 a 89 anos teve o pedido de registro deferido até o momento.

 

Os candidatos que se declararam brancos prevalecem, representando 60% do total. Do número de candidaturas deferidas, 69% são homens (3.180) e 31% são mulheres (1.419). Além disso, 58% declararam ser casados e 31% solteiros. O PMDB aparece como o partido que teve o maior número de pedidos de registro deferidos (11,9%), seguido do PSDB (9,39%) e do PP (7,85%).

Comentários