Construção de barragens no interior - Jornal Fato
Política

Construção de barragens no interior

A assinatura aconteceu durante encontro realizado na comunidade de Jacu, em Cachoeiro


 

O governador Paulo Hartung assinou, neste sábado (27),o decreto que autoriza a construção de barragens com fins agropecuários e ou usos múltiplos, licenciadas pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). A assinatura aconteceu durante encontro realizado na comunidade de Jacu, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento reuniu mais de 500 produtores rurais de várias regiões do Estado e foi organizado pelo grupo Agricultura Forte ES, que reúne, além de produtores, lideranças rurais e representantes de entidades ligadas ao setor.

 

Na prática, o decreto vai facilitar a implantação de barragens no Espírito Santo ao regulamentar a construção desses equipamentos em áreas que possuem trechos de vegetação em estágio médio de regeneração, mantendo-se todas as exigências da legislação ambiental. O decreto atende a uma reivindicação feita pelas entidades do setor agropecuário. O encontro deste sábado (27), contou com a participação, também, do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Agriicultura e Pesca, Octaciano Neto, do diretor presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Paulo Paim, e do diretor presidente do Incaper, Wanderley Stuhr.

 

O objetivo do evento foi aprofundar o diálogo entre o Governo do Estado e o setor agropecuário capixaba. O governador Paulo Hartung explicou que o Poder Executivo Estadual tem atuado na busca por alternativas para auxiliar a agricultura capixaba a superar os atuais desafios,principalmente,  a crise d'àgua. Hartung destacou que é importante a sociedade modificar as relações de consumo com os recursos hídricos e avançar na consciência e respeito ao meio ambiente.

 

"Viemos neste importante evento para detalhar as políticas que desenvolvemos para o homem do campo. É importante conscientizar a todos sobre os desafios existentes. Estamos vivenciando um período climático de eventos extremos e, neste contexto, além de recuperar o meio ambiente, temos que criar alternativas. O Governo sozinho não vai resolver os problemas. É necessário a sociedade estar mais consciente e engajada", ressaltou.

 

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, apresentou o investimento de R$ 60 milhões que o Governo vai fazer até o final de 2018 na construção de pelo menos 60 barragens no interior."Mesmo no momento de crise financeira vivida pelo Estado e pelo país, o Governo do Espírito Santo está conseguindo iniciar investimentos importantes para o enfrentamento da crise hídrica. Nossa prioridade para os próximos anos é investir na reserva de água. Enfrentamos a pior crise hídrica de da história do Estado. Uma realidade que estará cada vez mais presente em nosso dia a dia daqui pra frente. Por isso, os investimentos para aumentar a segurança hídrica dos capixabas são fundamentais", afirmou.

 

Octaciano Neto ressaltou que as políticas públicas que estão sendo implementadas pela Seag estão conectadas com os anseios dos produtores. "A estrutura da Seag ganhou o reforço de duas novas gerências. São oito engenheiros e dois técnicos que estão trabalhando exclusivamente com a questão das barragens. Além disso, é importante frisar que estamos em diálogo permanente com todos os representantes do setor agropecuário", destacou.

Comentários