Conscientização de sul a norte - Jornal Fato
Política

Conscientização de sul a norte

A ação é conduzida pelas Secretarias de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp)


Depois de Cachoeiro, Hartung leva Movimento de Combate à Violência contra a mulher a Colatina (Foto: Fred Loureiro/ Secom-ES

O Governo do Estado deu mais um passo em defesa das mulheres capixabas. O movimento de conscientização para o combate à violência contra a mulher foi lançado na Grande Vitória e no Sul do Estado, e nesta quinta-feira (26), chegou à região Centro-Oeste, em Colatina. O lançamento foi realizado no auditório da Câmara Municipal. A ação é conduzida pelas Secretarias de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

 

O primeiro vídeo da nova campanha publicitária já está disponível na mídia, com o foco em estimular o debate e a reflexão sobre o exercício da proteção à vida das mulheres, com o objetivo de reduzir os altos índices de violência no Estado do Espírito Santo. Durante os próximos meses serão lançados vídeos educacionais nas redes sociais, levando o debate a diferentes setores da sociedade.

 

O governador Paulo Hartung ressaltou a necessidade de combater a impaciência, a intolerância e substituí-las pela cultura da paz. "As instituições públicas têm suas responsabilidades. Nós não queremos nos eximir das nossas responsabilidades. O governo não dá conta de tudo. Não dá conta sozinho. E este é um desafio que ou a gente traz a sociedade para este debate ou não vamos conseguir sair da quinta posição em números de mortes de mulheres", disse.

 

O mandatário reforçou a necessidade de mudar a cabeça das pessoas, pois é problema cultural. "Enquanto o homem acreditar que é dono da mulher, enquanto o homem navegar na infantilidade, enquanto ele não amadurecer para lidar bem com a coisa que é algo da vida, como a perda de uma namorada, por exemplo, esse ciclo não vai ser quebrado. Por isso precisamos trazer as escolas, as famílias, as igrejas. Estamos tentando plantar uma semente nas terras capixabas".

 

O secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, também enfatiza que a mudança da cultura, de posse sobre a mulher, precisa ser mudada. Para isso é preciso diálogo constante em diversos setores. " A mudança dessa cultura retrógrada vai 'atravessar gerações'. Não se muda do dia para a noite, mas é preciso começar já ", destacou.

 

O Secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu, reforçou a importância das ações conjuntas para mudar o quadro de violência no Espírito Santo. "O engajamento que pedimos da sociedade é de mulheres e homens. Este movimento se trata disso, engajamento para transformar uma cultura".

 

Andréia Lopes, secretária de Estado de Comunicação

Não dá para aceitar

 

"O nosso principal recado é que não dá para ser indiferente em caso de agressão. Cada caso precisa ser combatido e para isso contamos com a atitude de cada um que está aqui para replicar essa mensagem de combate a essas violências. Não dá mais para aceitar, precisamos dizer chega. Só quem é mulher sabe o que é passar por essas situações, mas todo mundo pode ajudar".

 

Comentários