Colnago vence eleição e vai presidir o PSDB capixaba - Jornal Fato
Política

Colnago vence eleição e vai presidir o PSDB capixaba

Vice-governador terá a missão de  guiar o partido nos próximos dois anos e articular as eleições de 2018 - prioridae é eleição presidencial


 

Em uma eleição apertada, o diretório estadual do PSDB elegeu o vice-governador César Colnago presidente do partido pelos próximos dois anos. Ele teve 126 votos, apenas 12 a mais do que o prefeito de Vila Velha, Max Filho, que teve 114. A eleição da executiva estadual foi realizada na manhã sábado (11), em Vitória, com a participação de delegados de 40 municípios do Espírito Santo.

 

A pequena margem revela um partido dividido. Max disparou que a máquina do governo estadual trabalhou para a eleição de Colnago, que foi firme e sucinto na resposta: "é discurso de perdedor".

 

O vice-governador disse que até pouco antes da eleição buscou consenso para a união das duas chapas, sem sucesso. No entanto, comemorou a grande participação na convenção. "Jamais vi o PSDB tão vivo como hoje".

 

O presidente eleito do partido negou que com sua vitória, a adesão ao projeto eleitoral do governador Paulo Hartung seja automático. Entretanto a tendência governista é clara, a começar pelos seus apoiadores, como os secretários estaduais de Agricultura, Octaciano Neto, e o deputado estadual Marcos Mansur.

 

A prioridade do partido, alerta Colnago, é a eleição do próximo Presidente da República. No Estado, pretende cumprir acordo da Executiva Nacional com o senador Ricardo Ferraço, candidato natural à reeleição na lógica política, embora diga que só quem pode garantir a candidatura seja a convenção partidária.

 

Segundo o tucano, o partido cálculo político para se posicionar na eleição estadual, com uma comissão ciada com esse intuito. As vagas de governador e vice-governador "nós vamos disputar ou discutir com outros partidos".

 

O novo presidente do ninho tucano escancarou as portas do partido ao governador Paulo Hartung, mas advertiu que a filiação é decisão pessoal. Segundo ele, Hartung conversa diretamente com lideranças partidárias como Tasso Jereissati, Geraldo Alkmin e Fernando Henrique Cardoso.

 

Na conversa em Brasília, com o senador Ricardo, Max e comigo, o presidente nacional disse que sua filiação é boa para o Brasil, para o PSDB nacional e do estado. É um grande líder, disputado por muitos partidos e foi fundador do PSDB".

 

Comentários