Colnago dá posse a novo secretário de Turismo - Jornal Fato
Política

Colnago dá posse a novo secretário de Turismo


Empresário do setor, Nerleo pretende diversificar perfil, segundo ele, é muito dependente do turismo de negócios (Foto: Pedro Dutra/Secom-ES)

Guto Netto
Jornalismo - ADI/ES

 

Empresário do setor hoteleiro, Nerleo Caus de Souza foi empossado pelo governador em exercício, César Colango, como novo secretário estadual de turismo. Durante seu discurso de posse, Nerleo assumiu o compromisso de ampliar a atratividade e competitividade do setor no Estado assim como diversificar o turismo que, segundo ele, está dependente do turismo de negócios.
"Vamos atuar de mãos dadas, de portas abertas, com todos do trade de turismo. Precisamos de deixar de ser reféns do turismo corporativo. Vamos atrás do lazer e de eventos. Estamos 57 minutos distantes de centros como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Não podemos deixar que a beleza do Corcovado, no Rio de Janeiro, faça sombra em nossas belezas", destacou o novo chefe da pasta.


Além de ampliar a atratividade do Estado para o mercado de turismo no país, Nerleo irá buscar meios de baratear o mercado. "O turismo no Brasil é muito caro. Então nós vamos tentar trabalhar, um a um, porque o foco tem que ser o turismo regional, de proximidade. Eu acho que nós temos estados circunferentes importantes e precisam ser aproveitados. Temos que identificar como trazer esse turista para cá e nós vamos fazer. "


O turismo no interior do Espírito Santo também será item de pauta do novo chefe da pasta que está contando com a parceria das prefeituras municipais. "Cada município tem uma referência bela. Cada município tem uma beleza natural. Todo lugar tem uma referência bonita, interessante, contemplativa, seja no campo esportivo, religioso, gastronômico, sítios históricos. Muqui, por exemplo, tem mais de 200 sítios históricos. Temos que buscar identificar isso e gerar essa possibilidade de turismo interno. O Brasil perde muito tempo com turismo externo. "


Colnago destacou o preparo do novo secretário. "A secretaria continua em boas mãos. Uma pessoa muito experiente, vivido no setor, que é uma área importante para o desenvolvimento econômico, correspondendo a 6% do PIB", qualificou o governador em exercício, apontando desafios da pasta. "Temos que articular toda a cadeia, todo o trade turístico no sentido de haver um esforço para priorizar o que é essencial das atividades do turismo, seja de lazer, de negócios. Somar forças, a sociedade e governos municipais, estadual, para que possamos ter um setor profissional articulado, fazendo com que a gente saia do casulo e venda melhor a imagem do Espírito Santo. "


Formado em Direito, ocupa o cargo de diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (Abih-ES), e diretor de Comunicação e Finanças do Sindipostos-ES. Nerleo já foi presidente da Abih-ES, presidente, vice-presidente e diretor Administrativo e Jurídico da Abih Nacional, e presidente estadual do Instituto Teotônio Vilela.

 

Incentivo


Também apontado como desafio da nova gestão, o aeroporto de Vitória e sua expansão está na pauta de Nerelo, que sugere uma política de incentivos fiscais no setor aéreo. "O aeroporto de Vitória é um desafio urgente. No mundo moderno, competitivo, os estados usam esses argumentos para criar atratividade. Por exemplo, em Manaus, a tarifa de querosene de aviação, é tarifa zero, não se paga ICMS. O Brasil pratica o colonialismo tributário. Se cobra ICMS nos voos internos. Se você voar para Miami não paga. Temos que olhar com a lente da realidade. Turismo é um negócio profissional. É importante buscar isso pois é um elemento que gera esse diferencial. "

Comentários