Civismo e cultura em desfile - Jornal Fato
Política

Civismo e cultura em desfile

Desfile de 7 de setembro pela primeira vez vai aconteceu no interior do Espírito Santo, por decisão do governador


Coronel Ferrari ressalta que a presença das tradicionais instituições civis e militares estão mantidas (Foto: Divulgação)

O tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro pela primeira vez será feito no interior do Espírito Santo. A decisão do governador Paulo Hartung de realizar o evento fora da região metropolitana, pela primeira vez, tem o objetivo de torná-lo mais acessível aos capixabas nas diferentes regiões do Estado, resgatando os valores cívicos e fortalecendo os valores culturais regionais.

 

O município escolhido neste ano é Linhares, no norte capixaba. Começa a partir de 9h30, no bairro Três Barras. "Democratizar o desfile foi uma decisão acertada do governador Paulo Hartung. O público de Linhares e municípios vizinhos terá a oportunidade de presenciar um belo evento que exalta a democracia, o civismo e o amor à Pátria ", comemora o prefeito de Linhares Guerino Zanon.
O chefe da Casa Militar, coronel Daltro Ferrari, explica que Linhares foi escolhida por conta de sua localização. " Está no meio da BR-101, cortada pela rodovia, equidistante, praticamente, de Sooretama, Jaguaré, Marilândia e São Mateus ao norte; Rio Bananal, Ibiraçu, Aracruz e Colatina ao Sul; e Governador Lindenberg a oeste. É uma cidade central para todos os municípios poderem participar".


Ao todo, a expectativa é de que o desfile atraia cerca de 15 mil pessoas para acompanhar os cerca de 2,8 mil membros da parada. O coronel Ferrari ressalta que a presença das tradicionais instituições civis e militares estão mantidas.

 

Para o chefe da Casa Militar, levar o desfile para o interior é forma de resgatar o civismo nas pessoas. "Estamos perdendo alguns valores com o passar do tempo. Antes havia apego à pátria e hoje não, e para trazermos isso de volta, a melhor forma é resgatar os símbolos de estado, valorizar a educação, a disciplina e promover o amor ao próximo", detalha.

 

Semana da Pátria

 

Por meio de decreto, Hartung criou a Semana da Pátria. Medida que prevê uma série de eventos comemorativos, em Vitória e em Linhares. A Casa Militar, órgão subordinado ao Poder Executivo Estadual, é a responsável pelo planejamento, e pela coordenação das ações necessárias, para realização das solenidades comemorativas cívico-militares. O secretário da pasta, coronel Daltro Ferrari, explica que na edição deste ano vários municípios da Região Norte e Noroeste do Estado estão participando do evento.

 

Pedal da Independência

 

O 1º Pedal da Independência aconteceu em Linhares, no sábado, com o intuito de conscientizar sobre a sustentabilidade do meio ambiente e da mobilidade urbana, além de promover a necessidade de uma rua mais segura.

Comentários