Cinco querem a presidência da Câmara - Jornal Fato
Política

Cinco querem a presidência da Câmara

A eleição acontece na próxima terça-feira, com mandato válido para os dois últimos anos da legislatura


Renata Fiório (PSD), Braz Zagotto (SD), Alexson Cipriano (Pros) e Alexandre de Itaoca (DEM) e Carlinhos Miranda (PDT) estão na disputa

Cinco vereadores se apresentaram como candidatos à presidência da Casa no próximo biênio, a partir de 2019: Renata Fiório (PSD), Braz Zagotto (SD), Alexson Cipriano (Pros) e Alexandre de Itaóca (DEM) e Carlinhos Miranda (PDT).

A eleição acontece na próxima terça-feira, com votações individuais para cada um dos quatro cargos que compõem a mesa-diretora: Presidente, vice, primeiro e segundo secretários. O colégio eleitoral é restrito aos 19 vereadores da Casa.

Ontem, os quatro pretendentes ao cargo utilizaram seus pronunciamentos da Tribuna para fazer campanha e apresentar as razões para concorrer, com a evidente preocupação de defender a independência do Legislativo, mas a manutenção do diálogo com o Executivo.

Nos bastidores, as candidaturas de Alexson e Alexandre são apontadas como as favoritas. O primeiro, disse que, se eleito, pretende evidenciar mais a Casa e o trabalho desenvolvido pelos vereadores. O segundo, promete ter "mais diálogo com seus pares, além de buscar mais representatividade junto ao prefeito".

É a proximidade com o prefeito que pode definir a eleição. A bancada governista tem, no mínimo, 15 integrantes, dos 19 componentes da Casa de Leis.  Tal condição, reduz as chances, por exemplo, da vereadora Renata Fiório, que faz mandato independente.

Ela já compõe a atual mesa diretora, como primeira secretária, e, mesmo que não alcance a presidência, se põe á disposição para continuar em quaisquer dos cargos de direção.  "A mesa tem muitas responsabilidades frente as demandas do Ministério Público, Tribunal de Contas e do município", lembra a parlamentar que é, também, advogada.

Apesar do grande número de candidatos, é provável que nem todas as candidaturas sejam levadas para a apreciação do plenário. Tradicionalmente, em eleições desse tipo, as composições são feitas antes da votação.

Comentários