Cidadãos dormem na fila para tirar RG - Jornal Fato
Política

Cidadãos dormem na fila para tirar RG

A dificuldade para conseguir a senha tem seu lado irônico. Os que se sacrificam na fila em busca do documento, são atendidos num local chamado de Casa do Cidadão, mas a cidadania não mora ali


 

Só mesmo quem precisa do serviço pode ter ideia da dificuldade que é conseguir a senha para a retirada da carteira de identidade em Cachoeiro de Itapemirim. Os interessados, caso queiram tirar o documento, ou passam a noite na fila à espera de uma das minguadas dez senhas, ou nada feito.

 

A dura realidade (registrada no vídeo acima) não poupa ninguém. Na quinta-feira, dia 12, um idoso, de 68 anos, aguardava na fila. Chegara às 20h30, antes de todos, e só sairia dali na manhã do dia seguinte. "Já vim outro dia, também 20h00, e não consegui. Isso é uma vergonha", reclama.

 

Outro homem, também critica a precariedade da situação. Chegou às 23h00 e, por pouco, não fica mais uma vez sem o atendimento. "Quando cheguei já havia seis. Sou o sétimo", conta.

 

E não foi a primeira vez. "Vim aqui na terça-feira, 3h00 da manhã e não consegui, porque já tinha dez. Voltei na quarta, duas da manhã, já tinha 12. Hoje consegui, mas isso é uma vergonha", diz, usando os mesmos adjetivos do idoso.

 

A dificuldade para conseguir a senha tem também seu lado irônico. Os que se sacrificam na fila em busca do documento, são atendidos num local chamado de Casa do Cidadão, mas a cidadania não mora ali.

 

Aliás, com as condições precárias e insalubres, corre risco a saúde de quem trabalha ou frequenta o local, que funciona em espaço cedido pela Câmara, no prédio do Legislativo, com funcionários disponibilizados pela Prefeitura.

 

A manutenção - assim como a emissão das carteiras - caberia ao Governo do Estado, conforme reza contrato celebrado entra as três partes em 2008, mas o documento já expirou há quase quatro anos e jamais foi renovado.

 

Além de inúmeras infiltrações, no setor não há um bebedouro, existem cadeiras de espera quebradas e forte cheiro de mofo.

 

Nesta semana começou entendimento para que novo contrato seja celebrado e o posto de atendimento possa ser recuperado. Que essa promessa também não fique na fila de espera.

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