Cerca de 2,5 milhões de tampinhas vão a leilão - Jornal Fato
Política

Cerca de 2,5 milhões de tampinhas vão a leilão

Material foi retirado do meio ambiente por estudantes da rede Sesi-Senai e retornará ao ciclo produtivo


As tampinhas plásticas foram recolhidas por cerca de 13 mil alunos, inclusive de Cachoeiro (Foto: Divulgação)

As tampinhas plásticas recolhidas durante a gincana Tampinha Legal, promovida pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (SindiplastES), em parceria com a Findes, serão leiloadas durante a cerimônia de abertura da Semana do Plástico ES, nesta segunda-feira, 23, às 19h00, no Clube Ítalo Brasileiro, em Vitória.

 

As tampinhas plásticas foram recolhidas por cerca de 13 mil alunos de 20 escolas da rede Sesi-Senai da Grande Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Anchieta, Colatina e Aracruz, entre os dias 04 de setembro e 11 de outubro.

 

No período, foram recolhidas cerca de 2,5 milhões de tampinhas plásticas, entre tampas de refrigerante, água mineral, pasta de dente, azeite, óleo e shampoos, totalizando 4.635 quilos de plástico retirado do meio ambiente.

 

Cinco empresas do setor de Plásticos do Espírito Santo já se inscreveram no leilão do projeto Tampinha Legal: Agrofit, Plastin, Papelial, Toplastic e Ciclo Companhia de Reciclagem. O leilão contará com lances a partir de R$ 1,10. As compradoras ficarão responsáveis por retornar as tampinhas plásticas ao seu ciclo produtivo, transformando-as em sacos plásticos, embalagens, produtos plásticos para a construção civil, entre outros.

 

 Segundo o presidente do Sindiplast-ES, Gilmar Régio, o valor arrecadado no leilão será doado para uma entidade beneficente escolhida pelos estudantes da rede Sesi-Senai. "Nosso objetivo é demonstrar que o retorno das tampinhas de plástico e demais produtos ao ciclo de produção é uma oportunidade de negócio viável e uma ação ambiental de extrema importância para o planeta", destaca.

 

Os vencedores da gincana Tampinha Legal também serão anunciados durante a cerimônia de abertura da Semana do Plástico ES. Os ganhadores receberão medalhas confeccionadas com o material plástico oriundo das próprias tampinhas recolhidas. "Esta ação contribui para a consciência ambiental dos estudantes da rede Sesi-Senai no Espírito Santo, enfatizando que o plástico é 100% reciclável. Também tem o aspecto social, já que a venda das tampinhas será revertida para uma entidade beneficente", finaliza o presidente do Sindiplastes, Gilmar Régio.

 

A Semana do Plástico ES será realizada entre os dias 23 e 29 de outubro, em diferentes pontos da Grande Vitória. Na programação, estão capacitações para profissionais e empresários da área, premiações, interface setorial, Dia de Lazer e Cultura, entre outras atividades. O evento visa fortalecer o segmento e a imagem do plástico no Estado, promover novos negócios e proporcionar a integração entre profissionais e empresários do setor.

Comentários