Casa Verde busca apoio no governo estadual - Jornal Fato
Política

Casa Verde busca apoio no governo estadual

Desafio par projeto social cachoeirense que tem reconhecimento nacional é levantar recursos ara custeio e ampliação de atividades


Foto capa: Leonardo Quarto | Foto interna: Wagner Santos

O vice-governador César Colnago, o secretário de Estado de Cultura, João Gualberto, e o diretor da Faculdade de Música do Espírito Santo, Paulo Pelussari, conheceram mais de perto, na manhã deste sábado, o trabalho desenvolvido pela Casa Verde, projeto social Cachoeirense dedicado a crianças e adolescentes a partir dos 7 anos. Coube à professora de música e maestrina Jovânia Valiatte, voluntária no projeto, apresentá-lo às autoridades.

 

Puderam ver e ouvir ensaio da Orquestra do Sul do Espírito Santo, formada por 40 alunos do projeto Tocando em Frente, que reúne, ainda, outros 60 jovens, ainda em processo de musicalização. "é um programa que muda caminhos e a vida das pessoas", disse a secretária municipal de Cultura, Fernanda Martins, durante o evento.

 

Ela tem razão. O projeto faz parte da vida do jovem Gabriel, músico já premiado em concurso nacional assim como João Pedro, 13 anos, ambos oriundos de famílias de músicos, que começaram no piano e dedicam-se a estudar e praticar percussão e cordas, respectivamente. Para Evelyn, primeira violonista, o projeto é parte fundamental da sua vida "toda dedicada à música".

 

E para seguir tocando em frente e colocando crianças no caminho das oportunidades, o projeto, que tem reconhecimento nacional, com apoio já conquistados do Criança Esperança, Petrobrás, editais culturais estaduais e até pela lei Rouanet - pelo qual pode captar até R$ 1 milhão, mas precisa encontrar 200 empresas dispostas a direcionar parte de seus impostos para isso - precisa de apoio para custear mão de obra, sobretudo professores de música.

 

Uma possibilidade vislumbrada  se abriu com o anúncio, pelo governo do Estado, do projeto Orquestra nas Escolas, com projeto piloto na região metropolitana. O diretor da Fames fala em expandi-lo para o interior do Estado, o que, no entanto, não deve ocorrer neste ano. A Casa Verde pretende fazer esse trabalho na região, o que lhe daria recursos para contratação de pessoal.

 

Entretanto nenhum compromisso foi assumido publicamente, embora a visita ao projeto tenha emocionado o vice-governador, que, ao sax, executou Aquarela Brasileira, acompanhado pela percussão da Osses.

 

O secretário de Cultura lembrou que a instituição conseguiu recursos de dois editais estaduais, com os quais, instrumentos musicais de cordas, produzidos em Santa Maria, puderam ser comprados.

 

De acordo com o maestro Fábio Coruja, há muito talento na Osses e, nem sempre,  os instrumentos disponibilizados acompanham a evolução dos alunos. Com a falta de recursos para contratação de profissionais, além dele, são os próprios alunos mais desenvolvidos que atuam com instrutores para os demais.

 

O deputado estadual Rodrigo Coelho, líder do Governo na Assembleia Legislativa, foi quem agendou a reunião.  Ele defendeu a importância da liberação de recursos para o custeio da Casa Verde, disse que as emendas parlamentares, só, não resolvem, mas aprofundou a discussão ao evidenciar que é problema social, e não apenas dos políticos, "que as pessoas não paguem para escutar música boa".

 

A comitiva foi recepcionada pelo prefeito interino Jonas Nogueira, que também os levou, em seguida, para dois pontos turísticos e Culturais de Cachoeiro: O museu Ferroviário "Domingos Lage", e a Casa dos Braga, que teve a reforma custeada pelo Governo do Estado.

Comentários