Carteira de Identidade vai ser emitida na antiga Casa da Sopa - Jornal Fato
Política

Carteira de Identidade vai ser emitida na antiga Casa da Sopa

A informação é do líder do governo na Casa de Leis, vereador Delandi Macedo (PSC)


A prefeitura irá fazer reparos no imóvel localizado na Ilha da Luz (Foto: Leandro Moreira)

 

Leandro Moreira

 

Falta pouco para o serviço de emissão de Carteira de Identidade, hoje em funcionamento precário na Casa do Cidadão no prédio da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, ser transferido para a Ilha da Luz, no imóvel onde funcionou a Casa da Sopa na década de 1990. A informação é do líder do governo na Casa de Leis, vereador Delandi Macedo (PSC).

 

Vereadores e representantes da prefeitura estiveram reunidos com o delegado Danilo Bahiense na segunda-feira (20) para mais uma rodada de conversa no intuito de encontrar solução para o serviço. De imediato, o movimento é para retirar a Casa do Cidadão das instalações do legislativo. "A situação tem trazido prejuízos aos vereadores", disse Delandi da tribuna da Câmara.

 

O serviço funciona através de parceria entre os governos municipal e estadual e a Câmara, porém o contrato encerrou em 2015. O que mantinha o atendimento digno era a disponibilização de funcionários por parte do legislativo e da prefeitura - o primeiro retirou após a redução do número de comissionados; o segundo, alegando questões jurídicas.

 

"Houve uma recomendação jurídica, porque não existia uma lei para sustentar a cessão dos funcionários da prefeitura para o Estado", explicou Macedo, remetendo-se ao fato de ser o serviço de competência do governo estadual.

 

O ato prudente da prefeitura de tirar os servidores da Casa do Cidadão perante à recomendação acabou por transferir a penalização para quem precisa ter a Carteira de Identidade, principalmente neste período de crescente procura por emprego. Já é comum cidadãos chegarem de madrugada no local - quando não dormem por lá - para conseguirem uma das 10 senhas distribuídas para ser atendidos por pouco mais de três funcionários.

 

O líder do governo pontou que, assim que for selada a parceria, a prefeitura irá fazer reparos no imóvel do pavilhão, haverá a mudança para a Ilha da Luz e só depois o executivo e legislativo irão confeccionar projetos de lei para respaldar juridicamente a cessão de servidores suficientes para assegurar a demanda.

 

Online

 

O vereador Delandi informou também que a prefeitura acatou a proposta do edil Rodrigo Sandi (PTN) de implantar o atendimento online; ou seja, as pessoas poderão agendar a ida à Casa do Cidadão através da internet, no intuito de acabar com as filas que iniciam na madrugada.

Comentários