Capacitação sobre barragens chega ao fim - Jornal Fato
Política

Capacitação sobre barragens chega ao fim


Foto: Leonardo Duarte/Secom

 

Com o Encontro Estadual de Barragens e Recursos Hídricos, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, encerrou nesta segunda-feira (05) as atividades do curso de capacitação sobre barragens. Um total de 503 engenheiros foram capacitados no Curso de Elaboração de Projetos de Barragens e de Gestão de Recursos Hídricos. Foram oferecidos 13 cursos de 40 horas em todo o estado.

 

De acordo como o vice-governador, Cesar Colnago, a realização dos cursos de capacitação em barragens e do encontro estadual representa a priorização que o governo do Estado relega à questão hídrica do Espírito Santo. "Esta crise hídrica é uma das mais fortes registradas na história do estado e precisa ser enfrentada com determinação. O governador Paulo Hartung colocou isto como prioridade e investe em ações para produção e reservação de água", disse.

 

Segundo o secretário de Agricultura, Octaciano Neto, o encontro faz parte de estratégia do governo de não só construir barragens, mas também preparar os engenheiros para fazer projetos adequados e sustentáveis para aumentar a capacidade de reservação de água para os capixabas.

 

"A gente tem que estar mais preparado para fazer projetos, não apenas nos períodos de seca. Isto acontece sempre, assim como as enchentes. Por isto, temos que preparar a estrutura para que o produtor rural sofra menos nos momentos de crise hídrica", disse ele. O secretário informa que o Estado tem aproximadamente 35 mil barragens.

 

"Precisamos preparar nossos técnicos para atuar com elas. Quando treinamos nossos engenheiros para construir barragens, vamos garantir que elas vão estar muito mais adequadas do ponto de vista da segurança, assim garantimos que, nos momentos de chuvas não tenhamos tantos estragos como comumente já vimos em alguns momentos no Estado" afirma Octaciano.

Comentários