Campus da Ufes pode se tornar universidade - Jornal Fato
Política

Campus da Ufes pode se tornar universidade

O deputado federal Evair de Melo pleitea junto ao MEC a emancipação do campus de Alegre


O deputado federal Evair de Melo pleitea junto ao MEC a emancipação do campus de Alegre, ligado a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a vinda de um curso gratuito de medicina para a região. A unidade de Alegre funciona há mais de 40 anos e oferece 17 cursos. A ideia é transformá-la em uma universidade independente.

 

"Achamos que esse é o momento, pois já há maturidade para que o sul do Estado tenha universidade federal própria. Esse é um projeto que está bem estruturado. A universidade possa se chamar Faculdade Federal Vale do Itapemirim, nome alusivo ao principal rio que corta a região", afirma Evair de Melo.

 

Ainda segundo o deputado, existem pareceres favoráveis da reitoria da Ufes, da secretaria Executiva do Ministério da Educação, e agora falta os trâmites burocráticos que são tratados na instancia da Presidência da República, onde há estudo de emancipação de alguns campus federais do Brasil.

 

Medicina

 

A abertura de curso de medicina público para a região sul, hoje oferecido pela unidade de Vitória, está atrelada à emancipação do Campus de Alegre. Evair de Melo afirma que o reitor da Ufes é favorável.

 

"Isso já está pautado dentro do MEC e existe comissão esperando apenas a homologação e publicação para preparar o projeto para o Executivo. Isso deve ser consolidado nos próximos anos", disse o deputado.

 

Para que o campus de Alegre possa oferecer o curso de medicina, serão necessários investimentos de médio e longo prazo. Hoje, vários cursos que fazem parte do currículo de medicina. "Para os anos iniciais, já temos 70% do curso montado devido à estrutura existente", disse.

 

Comentários