Câmara vai decidir doação do Hospital do Aquidaban - Jornal Fato
Política

Câmara vai decidir doação do Hospital do Aquidaban

Projeto de Lei do Executivo autoriza a doação do terreno para o Hospital Infantil Francisco de Assis


 

O prefeito Carlos Casteglione (PT) assinou, na sexta-feira (09), o projeto de Lei do Executivo que será encaminhado, esta semana, à Câmara Municipal para apreciação e votação sobre a doação do terreno do hospital do Aquidaban para o Hospital Infantil Francisco de Assis. A solenidade aconteceu no auditório do Hifa e contou com as presenças do presidente da instituição Winston Roberto Soares Machado; do superintendente Jailton Pedroso. Dos deputados federal Evair de Mello, e estadual, Rodrigo Coelho; da maioria dos vereadores, além de membros do conselho deliberativo do hospital e outras autoridades.

 

Casteglione enumerou as etapas do processo que busca transformar o local, onde hoje funciona o setor administrativo do Centro Regional de Especialidades (CRE), da Secretaria Estadual de Saúde, num hospital Materno-Infantil que irá atender a todo o sul do Estado. "Esse processo caminha desde novembro de 2010, quando fizemos recurso ao Tribunal de Contas da União pedindo para que o prédio recebesse investimento sem que fossem interrompidas as investigações sobre os convênios anteriores. Na sequência, após lançamento de edital convocando entidades interessadas em gerir o hospital, o Hifa acabou conseguindo o credenciamento", pontuou.

 

 No início deste ano, o Ministério Público Federal, que havia apontado a necessidade do processo de seleção, autorizou ainda o retorno, para a prefeitura, da posse do terreno, que chegou a ser doado para o governo estadual em 2013. Esse termo foi assinado na segunda-feira com o governo do Estado.

 

"Agora, aguardamos dos nossos vereadores a apreciação e aprovação da proposta para que seja dado início ao processo de adequação e compra de equipamentos. É uma longa jornada, mas que precisamos dar o primeiro passo", planeja o prefeito.

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Julio Ferrari (PV), garantiu celeridade na análise do projeto e votação em plenário. "Temos um prazo regimental de 45 dias, mas acredito que com a boa vontade dos vereadores iremos reduzir esse tempo e, em duas próximas sessões iremos aprovar a iniciativa que traz benefícios para as mães e seus filhos", adiantou.

 

O superintendente do Hifa, Jailton Pedroso, lembrou do trabalho realizado junto ao hospital Infantil de Guarapari (HFA) e que trouxe benefícios para as gestantes com a implantação do parto humanizado, além de capacitar os profissionais com o novo modelo de atenção preconizado pela Rede Cegonha do Ministério da Saúde.

 

"Conseguimos colocar aquela unidade integrada ao Hifa em pouco menos de quatro meses. Em Cachoeiro, pretendemos dar a mesma celeridade a todo processo para o funcionamento pleno da maternidade. É uma tarefa difícil, mas que será vencida com o trabalho de todos os envolvidos na melhoria da qualidade de vida das pessoas", completou.

Comentários