Câmara na luta antimanicomial - Jornal Fato
Política

Câmara na luta antimanicomial

A Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimaniconial é aberta à participação popular


A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (07) projeto do vereador Rodrigo Enfermeiro (PV) que cria a  Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimaniconial, aberta à participação da população, vereadores e  representantes de entidades públicas ou privadas relacionadas ao tema.

 

Segundo Rodrigo, que em 2015 promoveu na Câmara audiência pública sobre saúde mental e o fechamento da clínica Santa Isabel, o objetivo da Frente é promover a discussão, estudos e ações em Cachoeiro sobre a luta antimanicomial, movimento que defende a cidadania das pessoas com sofrimento mental e a extinção dos manicômios no Brasil.

 

"O Legislativo municipal precisa se juntar à sociedade neste debate em busca de políticas públicas que reduzam o sofrimento dessas pessoas e seus familiares", diz o vereador.

 

Santa Isabel

Rodrigo destaca que a Assembleia Legislativa do estado (ALES) também engajou-se nesta luta, que é nacional, e nos próximos dias ele vai participar de debates em Vitória, para, logo depois, marcar a primeira reunião da Frente do Legislativo cachoeirense.

 

"Queremos repercutir no município as tratativas estaduais e buscar as nossas propostas. Somos um ponto importante na discussão. Ainda estamos vivendo o fechamento da Clínica Santa Isabel, e os pacientes não podem ser deixados ao léu. Eles devem ser atendidos e tratados em locais adequados, sob um novo ponto de vista, e sem que haja perda para eles", diz.   

 

A informação de que existem pessoas com problemas psiquiátricos sendo internadas em clínicas de recuperação de dependentes químicos chegou ao vereador, e, segundo ele, é preocupante. "Estes locais não têm estrutura e profissionais adequados para receber estes pacientes. O que precisamos é de mais serviços na estrutura de atendimento e de maior conexão entre eles", defende.

Comentários