Câmara decide sobre processo de cassação - Jornal Fato
Política

Câmara decide sobre processo de cassação

Pedido de abertura de CP contra o prefeito Carlos Casteglione precisará de 13 votos favoráveis para ser aprovado


Wanderson Amorim

 

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim vai decidir hoje a tarde se vai acatar ou não o pedido de abertura de Comissão Processante (CP) contra o prefeito Carlos Casteglione (PT), com base em recentes condenações contra o chefe do Executivo Municipal por improbidade administrativa, em que ainda cabem recursos.

 

O pedido de abertura da CP foi feita na sessão ordinária da última terça-feira (02), pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cachoeiro de Itapemirim (Sindimunicipal), Jonathan William.

 

Segundo o presidente da Câmara, Júlio Ferrari (PV), a leitura do documento será feita, será necessário o voto favorável de dois terços dos vereadores, ou seja, 13 votos, para que seja criada a CP composta por três membros.

 

Caso instalado, o processo deve durar 90 dias ao final dos quais seria recomendada ou não a cassação do mandato do prefeito. Também serão necessários dois terços dos votos para que isso ocorra.

 

Processos

O pedido de abertura de Comissão Processante feita por Jonathan William teve como base a condenação de Casteglione por fraudes em licitação na contratação de empresa para a realização de manutenção dos veículos do Município; na condenação por nepotismo; e, ainda, contratação de forma irregular de servidores. Nas contas dele, dos 7 mil funcionários, apenas 3,2 mil passaram por concurso público.

 

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do prefeito disse que ele não vai comentar a solicitação de abertura de CP feita pelo sindicalista.

Comentários