Câmara debate atendimento preferencial - Jornal Fato
Política4

Câmara debate atendimento preferencial

Vereador Antônio Geraldo quer prioridade para maiores de 80 anos - hoje haverá reunião sobre o assunto


O bancário Edmilson Paixão defende fila preferencial, não atendimento imediato - Foto: Divulgação/CMCI

O vereador Antonio Geraldo (PP) quer mudar o atendimento preferencial a idosos em agências bancárias de Cachoeiro de Itapemirim. Quer dar prioridade àqueles com mais de 80 anos, considerados ainda mais vulneráveis, medida que, explica, encontra amparo em alterações feitas no Estatuto do Idoso

O projeto de lei já tramita na Câmara, mas, de acordo com o vereador, antes de ser votada, haverá, hoje, reunião com representantes do Procon e instituições bancárias do município para debater o tema. Será às 15h00, no plenário da Câmara.

Antecipando-se à reunião, o bancário Edmilson Paixão, representando o Sicoob Credirochas, esteve ontem na Câmara. Ele defende outras alterações na lei que trata do atendimento diferenciado para idosos, gestantes e deficientes nas agências bancárias.

Segundo ele, o Sicoob reconhece a necessidade de atendimento especial a estas categorias. No entanto, o texto da lei atual, que determina o atendimento prioritário amplo e imediato, acaba, segundo analisa, por levar as instituições a ferirem os dispositivos que estabelecem o tempo máximo de espera para os demais usuários. 

Edmilson lembrou que há outros locais e estabelecimentos em não se exige este tipo de atendimento, mas sim o uso de filas preferenciais, como é o caso dos supermercados. E mencionou também os ônibus, em que apenas parcela dos assentos, e não todos, é reservada os usuários prioritários. "Se fosse diferente, certamente haveria um problema para o atendimento do público em geral", afirmou. "Por que a instituição financeira deve ser tratada e fiscalizada de forma diferente?", questionou.

Segundo o bancário, os bancos já cumprem muitas outras normas relativas ao bom atendimento e sofrem uma fiscalização rigorosa. Apenas o Credirochas, garantiu, já soma mais de R$ 400 mil em multas.

 

Comentários