Cafeicultura reconquista exclusividade - Jornal Fato
Política

Cafeicultura reconquista exclusividade

O retorno do Departamento do Café, extinto em julho de 2015, é uma vitória do setor


Foto: Divulgação

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) terá novamente uma estrutura específica para cuidar dos assuntos da cafeicultura. A confirmação veio na manhã desta terça-feira (21), durante o encontro do ministro da Agricultura Blairo Maggi com o deputado federal Evair de Melo (PV-ES), o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), o presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC) Silas Brasileiro e outras autoridades.

 

O retorno do Departamento do Café, extinto em julho de 2015, é uma vitória do setor. Para o deputado Evair de Melo, secretário-geral da Frente Parlamentar Mista do Café, a estrutura no ministério é importante nos encaminhamentos das decisões da política cafeeira no País.

 

"A partir de agora, o ministério reunifica os assuntos do setor em um único departamento, garantindo o andamento das agendas do Conselho Deliberativo da Política Cafeeira de seus Comitês Diretores, que estavam dispersas em diversos departamentos, causando desencontros e impactos negativos".

 

No encaminhamento ao MAPA no início de junho, pedindo o retorno da estrutura, os parlamentares apontaram as consequências negativas da extinção do departamento, entre as quais estavam também o aumento da burocracia e sinergia com o setor privado e a negligência quanto a participação do Brasil na Organização Internacional do Café, que reúne governos dos países produtores para delinear os rumos da economia cafeeira mundial.

 

A cadeia do café gera 8,4 milhões de empregos e divisas da ordem de US$ 6,7 bilhões. De acordo com o parlamentar, o setor está comprometido com o ajuste fiscal necessário para a retomada do crescimento do País.

 

"Por isso, nossos esforços em manter estrutura organizacional exclusiva para um setor muito importante na economia brasileira, que precisa funcionar bem e continuar crescendo", explicou Evair.

Comentários