Cachoeiro no top 10 de cidades com melhor funcionamento da máquina pública - Jornal Fato
Política

Cachoeiro no top 10 de cidades com melhor funcionamento da máquina pública

Ranking avaliou 410 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes


- Foto: Divulgação/PMCI.

Cachoeiro de Itapemirim se tornou destaque nacional em ranking que elenca os municípios do Brasil com melhor funcionamento da máquina pública. De acordo com a pesquisa divulgada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), a cidade está em segundo lugar no Espírito Santo e na oitava posição a nível nacional.

Na construção do ranking, foram congregados os seguintes indicadores: custo da função administrativa; custo da função legislativa; qualidade de informação contábil e fiscal; tempo para abertura de empresa, qualificação do servidor e transparência municipal.

Segundo o CLP, o levantamento considera a capacidade dos municípios em planejar, articular e executar iniciativas e políticas públicas que promovam o bem-estar social, atendam às necessidades da população e construam um ambiente de negócios favorável.

O estudo, que analisa somente os 410 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, pode ser conferido, na íntegra, por meio da página rankingdecompetitividade.org.br.

"Os resultados dos esforços empreendidos por meio de nossas políticas públicas são evidentes na constante melhoria de nossa cidade. Ao focarmos em aprimorar a experiência do cidadão, ampliar a transparência na utilização dos recursos públicos e fortalecer a eficiência administrativa, conseguimos impulsionar indicadores que não apenas melhoram os serviços públicos, mas também contribuem para uma projeção positiva de nosso município em âmbito nacional", avalia o prefeito Victor Coelho.

Excelência em gestão pública

Recentemente, Cachoeiro também se destacou ao receber o Selo Diamante de Qualidade em Transparência e Governança Pública.

O reconhecimento, originado de uma iniciativa promovida pelas entidades não-governamentais Transparência Capixaba e ES em Ação, é direcionado aos municípios que alcançaram 95 pontos ou mais no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), 100% em todos os itens imprescindíveis, pelo menos 15 itens altamente recomendados e dois recomendados.

Cachoeiro é um dos 12 municípios que conquistaram essa categoria, destacando-se como um exemplo de excelência em transparência e governança pública no estado do Espírito Santo.

 

Comentários