Cachoeiro: dengue regride, mas críticas não - Jornal Fato
Política

Cachoeiro: dengue regride, mas críticas não

Luisinho Tereré afirma que a prefeitura não cumpre o programa de combate e prevenção


A prevenção e o combate à dengue em Cachoeiro de Itapemirim estão no centro de contenda política. Embora números oficiais apontem para diminuição de quase 70% dos casos notificados no primeiro trimestre, em comparação a igual período de ano anterior, vereadores criticam a atuação da prefeitura.Falam, até, de abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o trabalho.

 

O vereador Luisinho Tereré (DEM), sem ter acesso aos dados, fez duras acusações na Câmara Municipal, acusando o prefeito Carlos Casteglione (PT) e o secretário de Saúde, Edison Fassarella (PV), de não cumprir a lei que estabelece o Programa de Combate e Prevenção da Dengue.

 

A ameaça é denunciá-los ao Ministério Público. Ele, no entanto, não especifica quais pontos estariam sendo descumpridos."A legislação prevê como ilegais as posturas administrativas que possam colocar em risco a saúde pública em relação a dengue, e isso deve resultar na responsabilização dos infratores", esbravejou.

 

Em nota a Prefeitura informou que o atendimento para combater e prevenir a formação de focos do mosquito da dengue continua sendo feito diariamente pelas equipes de saúde de Cachoeiro.

 

"Os números de casos deste ano, inclusive diminuíram bastante. Em Córrego dos Monos, distrito onde reside o vereador, não houve casos de dengue neste ano", diz a Prefeitura.

 

CEI

 

Diante das denúncias de Tereré, que chegou a levantar suspeitas de uso político da Secretaria de Saúde, com favorecimento de eleitores nas filas para exames, o vereador Alexandre Maitan (PDT) chegou, até mesmo, a cogitar a abertura de uma CEI contra Fassarella, que não deve prosperar.

 

"Nenhuma secretaria está isenta de receber pedidos pessoais de terceiros, mas a Secretaria Municipal de Saúde informa que nenhum tipo de pedido como o citado foi ou será atendido, exatamente para que seja respeitada a ordem de atendimento. A prioridade é baseada em critérios preconizados pelo Ministério da Saúde", defende-se, em nota, a Prefeitura.

 

Casos de dengue

 

 

DESCRIÇÃO

2014

2015

Jan

TOTAL DE NOTIFICADOS

102

20

Fev

TOTAL DE NOTIFICADOS

241

85

Mar

TOTAL DE NOTIFICADOS

296

89

       
 

DESCRIÇÃO

2014

2015

Jan

TOTAL DE CONFIRM. LABORAT.

11

2

Fev

TOTAL DE CONFIRM. LABORAT.

11

7

Mar

TOTAL DE CONFIRM. LABORAT.

10

6

 

Comentários