Audiência debate desafios - Jornal Fato
Política

Audiência debate desafios

Entre os temas que receberam propostas destacaram-se os ligados às áreas da Segurança, do Meio Ambiente, de Transportes e Educação


 

Produtores rurais dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim, respectivamente, Fabiano Carvalho de Rezende, 72 anos, e Maurício Morgan, 83, chegaram cedo ao auditório da Faculdade Faccaci, em Cachoeiro, na tarde desta sexta-feira (24), para participar do quarto encontro presencial - de uma série de cinco - realizado pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) para a elaboração do Orçamento 2017. O próximo, a Região Metropolitana, será em Cariacica, na próxima quarta-feira (29).

 

A exemplo dos dois ruralistas, dezenas de pessoas das microrregiões Central Sul, Caparaó e Litoral Sul participaram do debate de temas importantes, na busca de solução para os desafios do Espírito Santo. Durante os trabalhos na plenária, debateram temas de interesse com autoridades públicas e registraram suas propostas para a solução dos desafios do Estado, que precisam obter maior atenção do Governo.

 

Entre os temas que receberam propostas destacaram-se os ligados às áreas da Segurança, do Meio Ambiente, de Transportes e Educação. Seu Fabiano e seu Maurílio, porém, levaram reivindicações relacionadas ao apoio que acreditam ser necessário aos produtores, para que haja maior e melhor produção agrícola. "Vim a uma audiência pública de orçamento pela primeira vez. Acho importante essa participação", afirmou seu Fabiano.

 

Os participantes foram também informados sobre cenário econômico estadual e seus reflexos sobre as regiões onde residem ou empreendem, pela presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Andrezza Rosalém Vieira.

 

Durante a plenária, os cidadãos puderam registrar suas sugestões no site Orçamento em Rede (www.orcamento.es.gov.br), por meio de seus tablets, smartphones e também computadores disponibilizados pela SEP no local. Com a ajuda da população, o Governo pode mapear os desafios do Estado.

 

Presente, o vice-governador Cesar Colnago disse aos participantes que todos, moradores e autoridades, estavam reunidos para pensar a sociedade e poder, "com muito pouco, fazer muito", numa referência à crise que o país atravessa e que impacta a receita estadual. Colnago lembrou ainda que, individualmente, os cidadãos devem ter atitudes que possam contribuir para mudar o mundo.

 

Secretário de Economia e Planejamento do Estado, Regis Mattos Teixeira, ressaltou que o Governo vem trabalhando intensivamente, desde o início da administração, para manter as contas em ordem. O secretário citou alguns projetos que o Governo em realizando nas regiões do Sul, como a implantação de duas Escolas Vivas, em Cachoeiro e Muniz Freire; duplicação da Rodovia ES 482, no trecho Cachoeiro-Coutinho; a licitação de quatro obras de esgotamento sanitário, pelo Programa Águas e Paisagens (Dores do Rio Preto, Iúna, Irupi e Ibatiba); e a retomada de três trechos do Caminho do Campo: Duas Barras- Inhaúma - Monte Alegre (Iconha e Rio Novo), São Pedro de Itabapoana - Santo Antônio do Muqui (Mimoso do Sul) e Boa Esperança - Virgínia Nova (Vargem Alta).

 

Os secretários de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser; da Saúde, Ricardo Oliveira; de Ações estratégicas, Gabriela Lacerda; e do trabalho, Rodrigo Coelho participaram dos debates durante a audiência, que contou também com participações de subsecretários da Educação, da Justiça, da Segurança e do Turismo, além da Diretora do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), Andreia Carvalho.

 

Lei Orçamentária Anual

 

O resultado das audiências públicas vai subsidiar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017, um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com o Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita), e fixar os valores a serem gastos (despesas) em um determinado exercício financeiro.

Comentários