Assembleia terá comissão para debater as potencialidades do sul - Jornal Fato
Política

Assembleia terá comissão para debater as potencialidades do sul


 

Foto Divulgação

 

Redação

 

Coletar, analisar, propor e validar questões relacionadas às oportunidades socioeconômicas da Região Sul do Estado. Estes são alguns dos objetivos da Comissão Especial do Desenvolvimento do Sul criada na Assembleia Legislativa (Ales) pelo Requerimento 06/2017, de autoria do deputado Rodrigo Coelho (PDT). O documento foi lido no Expediente da sessão ordinária de 21 de fevereiro.

 

"O Sul não tem uma estratégia única de desenvolvimento há muitos anos, as lideranças empresariais e políticas acabam encaminhando sugestões e pedidos por caminhos diversos. Dessa forma, nosso objetivo é criar uma pauta única para ouvir as comunidades e fazer a interconexão entre os municípios. Assim, iremos realizar as reuniões da comissão apenas fora da Assembleia", explica Rodrigo.

 

O parlamentar lembra no requerimento que deu origem à comissão que o Sul é o principal polo do País no setor de mármore e granito; destaca-se na produção de leite e café; possui elevado potencial turístico em virtude de ter extenso litoral e montanhas em seu interior; além de vocação logística pela proximidade com grandes estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, e por ser atravessado pela BR-101.

 

Os membros do novo colegiado terão um prazo de 90 dias para o desenvolvimento dos trabalhos, que devem incluir o recebimento de sugestões para a melhoria dos serviços públicos e da infraestrutura da região, a apresentação de propostas para as demandas levantadas, a indicação da responsabilidade dos entes públicos em cada processo e a elaboração de um documento orientador para centralizar as ações norteadoras do desenvolvimento da região.

 

Além de Rodrigo Coelho, outros dez parlamentares assinaram o requerimento que deu origem à comissão especial. Em breve, os três componentes serão definidos para o colegiado poder dar início aos trabalhos.

 

Comentários