Área de pesca vai ter fundo de investimento - Jornal Fato
Política

Área de pesca vai ter fundo de investimento

O objetivo é prestar apoio financeiro a programas e projetos como aperfeiçoamento profissional dos pescadores


O secretário Octaciano Neto afirmou que o Funpesca vai ajudar no desenvolvimento do setor pesqueiro (Foto: Fred Loureiro)

 

Guto Netto/ Jornalismo ADI

 

O governo do Estado implantará o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura (Funpesca), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). 


O objetivo é prestar apoio financeiro a programas e projetos como aperfeiçoamento profissional dos pescadores; aquisição, reforma ou modernização dos equipamentos, da estrutura logística de escoamento da produção; melhoria da infraestrutura pesqueira; pesquisas científicas; cursos e eventos técnicos; dentre outras. 


Os recursos que constituem o fundo são oriundos de licenças, permissões e autorizações para o exercício da pesca comercial no Estado e os valores arrecadados a título de compensação ambiental por prejuízos à atividade pesqueira.


O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, afirmou que o Funpesca vai ajudar no desenvolvimento do setor pesqueiro no Espírito Santo. A expectativa é de que o fundo receba cerca de R$ 10 milhões até o final do próximo ano. 


"O Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo) será o gestor do recurso que servirá para reforma de embarcações e terminais pesqueiros, estudos de espécies e repovoamento por larvas de espécies que são pescadas no nosso mar", declarou Octaciano.

 

Crise 


Também na área de desenvolvimento e sustentabilidade, para enfrentamento à crise hídrica, o Governo vai inaugurar a Barragem de Pinheiros, concluir a construção de outras 28 barragens e iniciar a construção de mais 13.

 

Mobilidade


O Planejamento Estratégico do Governo também prevê a implantação de 300 quilômetros de rodovias no Estado. Da lista de obras fazem parte, entre outras, a conclusão da duplicação da ES 482 (Rodovia Cachoeiro-Coutinho); e o lançamento do edital da Rodovia ES 010, ligação entre Conceição da Barra e Itaúnas.

Comentários