78 vagas para prefeitos e 857 para vereador - Jornal Fato
Política

78 vagas para prefeitos e 857 para vereador

O TSE divulgou o número de vagas disponíveis ao cargo de vereador e prefeito para as eleições municipais de 2016


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o número de vagas disponíveis ao cargo de vereador e prefeito para as eleições municipais de 2016. No Espírito Santo tem 78 vagas para prefeitos - número equivalente à quantidade de municípios - e 857, para vereadores.

 

Em todo Brasil, são 5.568 municípios, portanto a mesma quantidade de vagas para prefeito; para vereador, em todo o país serão 57. 931 vagas. Esses dados foram informados ao TSE pelos cartórios eleitorais de todo o Brasil.

 

O estado de Minas Gerais, por exemplo, está em primeiro lugar em oferta de vagas, com 853 para prefeitos e 8.481 para vereados. Em segundo lugar está o estado de São Paulo com 645 vagas para prefeitos e 6.985 para vereadores.

 

O número de vagas para vereador é determinado pela quantidade de habitantes, em conjunto com a Lei Orgânica de cada município. Para exemplificar, em um suposto município com 125 mil habitantes a lei permite até 19 vereadores, mas a Lei Orgânica desse município pode autorizar apenas 18, por não ter recursos financeiros para suportar mais.

 

O artigo 29 da Constituição Federal, juntamente com a Emenda nº 58, de 2009, define no inciso IV apenas um número máximo de vereadores conforme o número de habitantes do município. Mas o que estabelece de fato a quantidade de vereadores é a Lei Orgânica de cada município, a lei máxima que o rege, que respeita o que diz a Constituição Federal.

Comentários