Governador quer consolidar políticas de água - Jornal Fato
Política

Governador quer consolidar políticas de água

O anúncio foi feito durante encontro realizado com representantes das centrais sindicais no Palácio Anchieta, em Vitória


Thiago Guimarães/Secom-ES

 

Na manhã desta segunda-feira (02), o governador Paulo Hartung anunciou que o Governo do Estado vai tratar a produção e uso da água como agenda permanente do poder executivo estadual. O anúncio foi feito durante encontro realizado com  representantes das centrais sindicais no Palácio Anchieta, em Vitória.

 

"Apesar da previsão de chuvas para essa semana,  quero deixar claro que vamos manter em nossa pauta permanente as políticas públicas sobre uso e produção da água . É um tema  que deve ser debatido com extrema profundidade junto à sociedade e, neste sentido, estamos promovendo   encontros específicos nos municípios cortados por nossas  bacias hidrográficas", disse o governador.

 

"O nosso objetivo é que esse movimento dialogue com a necessidade de recuperar nossas nascestes, avance nas ações para  preservação de áreas verdes e sensibilize os setores que mais utilizam água. Queremos e temos que  avançar em alternativas criativas, inovadoras e tecnológicas para manter a produção agrícola e industrial reduzindo o consumo de água", completou o governador.

 

Hartung ressaltou ainda a necessidade da implementação de políticas públicas para o reuso de água. "Neste sentido a Cesan é uma grande produtora esgoto que recebe tratamento e pode ser utilizado legitimamente como  água de reuso para abastecer atividades diárias que não necessitam de água tratada. Peço que utilizem a rede de contato de vocês para propagar a conscientização da realidade que estamos vivenciando. Devemos aproveitar essa crise para avançamos em políticas públicas consistentes. Está mais que claro que água é  um recurso finito. Precisamos mudar nossa mentalidade e fazer um uso mais consciente, exclamou o governador.

 

Já o secretário de Estado de Saneamento, Habitação, e Desenvolvimento Urbano , João Coser, destacou que o Governo do Estado está agindo com transparência para conscientizar a população.  "Diariamente estamos medindo e divulgando o nível de nossas bacias. O Governo optou pela    transparente  da situação, pois acreditamos ser essa a melhor forma de educação e conscientização"

Comentários