"É preciso por fim ao federalismo de subserviência", diz Luiz Paulo - Jornal Fato
Política

"É preciso por fim ao federalismo de subserviência", diz Luiz Paulo

O ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Velozzo Lucas (PPS), candidato a deputado federal, se reuniu com lideranças políticas e empresariais


Ex-deputado quer voltar à Câmara Federal e defende reforma tributária - Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Velozzo Lucas (PPS), candidato a deputado federal, se reuniu com lideranças políticas e empresariais, em agenda de dois dias, em Cachoeiro de Itapemirim. Na manhã desta quinta-feira (30), participou de café da manhã, em restaurante no bairro Independência, a convite da vereadora Renata Fiório (PSD), onde palestrou sobre sua visão política e como pretende atuar, caso eleito.

Para Luiz Paulo, a situação atual no país é de "federalismo de subserviência", em que o dinheiro fica concentrado em Brasília, e os demais entes de federação são obrigados a ir até lá para busca-lo.

"Brasília cria dificuldades para vender facilidades. Nesta lógica, bom é o governador, que é amigo do presidente ou o deputado, amigos dos ministros, que intermediam a busca desses recursos, está errado", disse.

A saída para modificar essa relação passa, segundo ele, pela criação do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), que além de simplificar o emaranhado tributário, muda do local de produção para o de consumo a cobrança do imposto.

Em sua avaliação, o próximo governador vai ter que lidar com a reforma previdenciária. E, perguntado sobre Cachoeiro e Região, opina que a saída para o desenvolvimento econômico está na economia criativa. Na estrutura, aponta a ampliação do aeroporto como fundamental.

"O município se tornaria porta de entrada de turistas de rio e São Paulo, que hoje chegam por Vitória, para regiões como o Caparaó Capixaba, por ser muito mais perto. E em torno disso, criar a estrutura de acolhimento".

Ele lembrou, também, o potencial desperdiçado. Diz que Paraty (RJ) tem a maior feira literária do país, embora o mais cronista da língua português, Rubem Braga, seja cachoeirense.

Comentários