Prefeitura vai extinguir pontos de ônibus e construir novos abrigos - Jornal Fato
Política

Prefeitura vai extinguir pontos de ônibus e construir novos abrigos

Cerca de 200 pontos serão extintos, principalmente em locais em que ficam a 50 metros uns dos outros


O prefeito Victor Coelho revelou o novo modelo que já deve começar se ser implantado - Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim vai extinguir cerca de 200 dos 2.015 pontos de parada espalhados pela cidade. A medida faz parte do projeto de restruturação dos abrigos para passageiros, que deve ser implantado nos primeiros meses de 2019.

Nestes últimos dias de 2018, é concluído estudo sobre o modelo mais adequado de ponto de ônibus. "Esse é o terceiro modelo apresentado pela nossa equipe. Os primeiros estavam com custo muito elevado, cerca de R$ 25 mil, que inviabilizava o projeto. Chegamos nesse modelo que está em torno de R$ 13 mil", anuncio o prefeito Victor Coelho, por intermédio das redes sociais. 

O objetivo é construí-los em parceria com a iniciativa privada. Segundo ele, os primeiros abrigos serão frutos de contrapartida de EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) e serão instalados de imediato.

"Os demais abrigos já estão em processo de licitação e acreditamos que no primeiro trimestre de 2019 daremos continuidade. Em seguida, faremos projeto de lei para adoção desses abrigos e também de exploração do espaço publicitário. Ao longo dos anos esse investimento será totalmente recuperado", explica

De acordo com Victor, os abrigos terão informações sobre os itinerários das linhas; futuramente, painéis de LED informando a previsão de chegada dos ônibus; entrada para recarga de celular; e, em alguns, acesso à internet wi-fi.

O prefeito planeja, ainda, que os pontos sejam plotados com crônica de Rubem Braga ou uma música de Roberto Carlos ou de outros artistas de Cachoeiro. "Detalhe para a pedra de granito também, que poderá ser doada pela iniciativa privada. Estamos dando mais um passo para melhoria no complexo sistema do transporte público", anuncia.

 

Redução

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, a redução do número de pontos de ônibus, em torno de 10%, se justifica para desonerar o sistema. Ele explica que há pontos a 50 metros um do outro, o que força mais paradas e impacta no valor da passagem.

Muitos desses pontos, hoje, não têm muito mais do que a placa de sinalização, sem bancos ou mesmo proteção para os passageiros contra o sol ou chuva.

 

Comentários