Veja como ficará o policiamento no fim de semana de votação - Jornal Fato
Polícia

Veja como ficará o policiamento no fim de semana de votação


Foto: Divulgação

 

O esquema de segurança da Polícia Militar das eleições 2016 dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Muqui, Atílio Vivácqua, Castelo e Vargem Alta foram definidos nesta quinta-feira (29) através de uma reunião entre os oficiais na sede do 9ºBPM. Antes disso, diversas reuniões já vinham sendo realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Segurança, Comando da PF, PM e PC, entre outras, para definição de detalhes específicos de cada região/município. Como a ocorrida nesta quarta (28) na sede do cartório eleitoral em Cachoeiro, que contou com presença dos juízes eleitorais responsáveis pelas 2ª e 48ª zonas eleitorais, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Militar e Guarda Municipal. Todo o planejamento está sendo feito para que os locais de votação sejam guarnecidos por uma equipe da PM a pé ou motorizada. Para isso foram convocados todos os policiais militares de folga e do serviço administrativo para que estejam realizando a segurança do pleito eleitoral no dia 02 de Outubro de 2016.

 

"Trata-se de uma das principais operações realizadas pela PM nos biênios eleitorais, já que empresta apoio aos mais de 219.078 eleitores desses seis municípios, e realiza a segurança de 134 locais de votação ao mesmo tempo. Além disso, convém evidenciar que as eleições municipais sempre possuem um acirramento de ânimos maior do que as estaduais e federais. Triplicamos o efetivo de policiais militares nas ruas nesses dias para que o direito e liberdade do voto sejam respeitados", afirmou o Comandante do 9º BPM, TenCel PM Alessandro Marin.

 

O efetivo da PM será reforçado ainda com policiais da Companhia Ambiental e do Centro de Operações Policiais (COPOM-CPOS), sem prejudicar o esquema de defesa social e atendimento de urgência diário da Polícia Militar.

 

Tanto a Polícia Civil, como a Federal, essa última que atuará especificamente em Cachoeiro e Itapemirim, também programaram seus esquemas próprios de atendimento, ampliando a atuação de delegados, escrivães e investigadores em todos os municípios sulinos.

 

A operação eleições da PM do primeiro turno se inicia no sábado (01) às 17h perdurando até o final das apurações dos votos no domingo (02).O policiamento se dará em locais de votação e nas suas proximidades buscando garantir as regras eleitorais e o direito de cada cidadão exercer seu voto com tranquilidade e segurança. Ações como publicidade indevida, transporte de eleitores, uso de alto-falantes ou amplificadores, boca de urna, compra de votos, manifestação coletiva e entrega de bens/alimentação/dinheiro ou distribuição de material de propaganda política fora da sede do partido ou comitê também serão alvos de fiscalização da PM.

 

Aproveitamos para ratificar a importância da boa escolha dos candidatos e da cobrança aos mesmos, se eleitos, de suas propostas de campanha. Também destacamos importantes dicas aos eleitores:

 

>> Não trocar voto por dinheiro, material de construção, cestas básicas, atendimento médico, cirurgia, emprego ou qualquer outro favor ou bem;

>> Não cobrar pela fixação de propaganda em seus bens móveis ou imóveis;

>> Proibido dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou outra pessoa, dinheiro, dádiva ou qualquer vantagem, para obter ou dar voto, conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita;

>> Não fazer boca de urna no dia da eleição, ou seja, divulgar propaganda de partidos ou candidatos com alto-falantes, comícios, aglomerações ou carreatas;

>> Conferir se os locais de votação são os mesmos dos anos anteriores;

>> Se dirigir aos locais de votação com calma e tranquilidade, pois funcionarão até as 17:00 horas.

>> Em caso de denúncia, ligar para o telefone 0800 336 2016 (gratuito) do TRE-ES, onde também poderão ser esclarecidas todas as dúvidas dos eleitores, bem como o telefone 190 da PMES.  

Comentários