Site permite denúncia sigilosa com vídeos e fotos à polícia - Jornal Fato
Polícia

Site permite denúncia sigilosa com vídeos e fotos à polícia

As imagens podem ajudar na resolução de crimes sem que a pessoa que os remeteu seja identificada


O Disque-Denúncia 181 conta agora com o site www.disquedenuncia181.es.gov.br, onde é possível relatar crimes. O serviço tem seções para denunciar tráfico de drogas; homicídios; violência contra criança, mulher ou idoso; foragidos; porte ou comércio de arma de fogo e munições; roubo ou furto e corrupção. O lançamento oficial da plataforma aconteceu ontem, na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública, em Vitória.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, destacou a importância da expansão do serviço. "Vai garantir o sigilo, conforme ocorre com o telefone 181. A população é os olhos de suas polícias. E nem a polícia consegue identificar o autor da denúncia. Garantimos isso", ressaltou o secretário, que informou que o site agora recebe vídeos e imagens de crimes e de criminosos.

O Disque-Denúncia 181 recebeu, somente até junho deste ano, 18.874 denúncias. Elas ajudaram na prisão de 326 criminosos e serviram para a apreensão de 93 veículos. Setenta foragidos ainda foram encontrados a partir do serviço. E o secretário espera por mais participação da população nas denúncias.

O presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), Paulo Henrique Rabelo Coutinho, garante que todas as informações transitadas são criptografadas, com certificação digital.

O delegado responsável pelo Disque-Denúncia 181, Paulo Expedicto Amaral, frisou que o site oferece maior efetividade aos serviços da polícia. "O site vem em linguajar simples. E isso facilita na sua confecção de denúncia", disse.

Comentários