Setembro Verde: PM faz doação de rim para irmão - Jornal Fato
Polícia

Setembro Verde: PM faz doação de rim para irmão

Ambos se recuperam e destacam a importância da campanha de conscientização sobre importância da doação


Foto: Divulgação/PMES

 

"Doar órgão é acreditar num bem maior". Foi com esse propósito que o Soldado Pena passou por um procedimento cirúrgico no último mês para fazer a doação de um rim para seu irmão. Ambos se recuperam e destacam a importância da campanha de conscientização sobre importância da doação de órgãos, o Setembro Verde.



O irmão do Soldado Pena é deficiente renal crônico desde os 21 anos, quando foi diagnosticada a doença. Aos 22 anos realizou o primeiro transplante para reposição do rim, doado pelo pai. Por sete anos pode viver sem qualquer complicação. Há dois anos a família recebeu mais uma vez a notícia de o órgão doado iria parar suas funções. Novamente Jonas da Silva Pena passa a realizar sessões de hemodiálises três vezes por semana na Capital, aguardando um novo doador. Depois de vários procedimentos e uma nova tecnologia para aceitação do rim, vem a notícia que existia a compatibilidade com o irmão, que é policial. O caçula dos irmãos, Pablo, também fez os testes, sendo o policial compatível para a doação.


O procedimento cirúrgico foi realizado no Hospital das Clínicas na cidade de São Paulo, referência em transplante de órgãos no país. O procedimento foi feito no dia 27 de agosto deste ano. Hoje, ambos estão em período de recuperação: o policial em sua residência e seu irmão ainda em São Paulo.

 


"Muitos dizem que a doação de órgãos é um gesto humanitário e de um valor imensurável. Acredito fielmente que sim, mas precisamos entender que esse gesto vai muito além do que as palavras podem descrever. Doar órgão é acreditar num bem maior, é acreditar no propósito do criador, em amarmos uns aos outros, assim como ele nos amou, é acreditar no poder da família". Destacou o Soldado Pena, que atua na 10ª Companhia Independente. 


Setembro Verde



A Associação Brasileira de Transplantes de órgãos realiza anualmente no mês de setembro a Campanha Nacional de Doação de Órgãos, em apoio à LEI Nº 15.463, de 18 de Junho de 2014, que instituiu o mês da doação de órgãos, denominado "Setembro Verde". E o dia 27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos.



A Campanha "Brasil Verde", ilumina os principais monumentos e pontos turísticos das cidades brasileiras. A Polícia Militar também aderiu à campanha e toda noite tem a fachada do Quartel do Comando Geral, em Maruípe, Vitória, iluminada com um tom de verde. 
 

Comentários