Segurança: PM orienta quem vai viajar - Jornal Fato
Polícia

Segurança: PM orienta quem vai viajar


Foto: Assessoria de Comunicação/ PMES

 

Muitas pessoas aproveitarão o feriado de Corpus Chirsti para viajar. Pensando nisso, a Polícia Militar listou algumas orientações necessárias para as pessoas evitarem preocupações e surpresas desagradáveis ao retornar do passeio.

 

O morador não deve comentar com estranhos que está planejando viajar durante o feriado, mas é fundamental avisar a algum parente ou vizinho de confiança sobre a ausência e deixar um telefone para contato. Além disso, é preciso ter cuidado para que a empolgação não deixe alguns detalhes passarem despercebidos. Antes de sair, é importante verificar se todos os portões, as portas e as janelas estão trancados.

 

Deixar a luz acesa não é indicado, pois durante o dia isso indica que não há pessoas na casa. Uma dica é a instalação de sistemas que acendam a lâmpada somente durante a noite e apaguem automaticamente durante o dia. Esses cuidados evitam arrombamentos.

 

O cidadão também deve acionar a polícia por meio do Ciodes 190 sempre que verificar qualquer situação suspeita em sua vizinhança.

 

Confira algumas dicas da Polícia Militar:

 

- Não mantenha muito dinheiro em casa, nem armas e joias de muito valor;

- Cuidado com pessoas estranhas que podem usar crianças e empregadas para obter informações sobre sua rotina diária;

- Utilize trancas e fechaduras de qualidade para evitar acesso inoportuno. O uso de fechaduras auxiliares dificulta o trabalho dos ladrões;

- Não deixe os cadeados do lado de fora das portas e dos portões. Deixá-los à mostra é um indicativo que o morador não está na casa;

- Não deixe lâmpadas acesas durante o dia. Isso significa que não há ninguém em casa;

- Quando possível, deixe alguém de sua confiança vigiando sua casa. Desta forma, a polícia pode ser acionada por meio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes - 190) quando os vizinhos detectarem alguma movimentação estranha.

- Peça, se possível, a algum vizinho que não for viajar, para recolher os seus jornais.  Caso contrário, suspenda a entrega;

- Verifique se as portas e janelas estão devidamente trancadas, e jamais avise a estranhos que você não estará em casa;

- Outra atitude indicada é desligar as campainhas eletrônicas. Os criminosos têm como táticas apertá-las insistentemente até serem convencidos de que não há ninguém no local.

 

Estas são dicas simples que se forem adotadas pelas pessoas no dia a dia, podem garantir um feriado tranquilo e, principalmente, evitar crimes e demais situações desagradáveis.

Comentários