Prefeitura tenta botar ordem no Guandu - Jornal Fato
Polícia

Prefeitura tenta botar ordem no Guandu

Ação conjunta orienta moradores de rua e flanelinhas na região central da cidade


Abordagem foi feita na última semana, com a participação de diversos setores da prefeitura

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim promoveu ação conjunta nas proximidades do Museu Ferroviário na última semana com foco em moradores em situação de rua. Paralelamente, foi feita orientação a pessoas que atuam como flanelinha naquela região, trecho da Linha Vermelha.

Os problemas na região foram apontados recentemente na coluna de FATO. O texto ganhou repercussão e foi lido na íntegra pelo vereador Higner Mansur durante sessão da Câmara Municipal. 

Devido à grande concentração de vagas de estacionamento e de área verde em logradouro público no entorno do prédio, antiga estação ferroviária, a área atrai serviços informais voltados ao motorista, como facilitar manobra de estacionamento, lavar o carro ou vigiar o veículo durante ausência dos donos.

"Com o passar do tempo, esses fatores vão formando essa convergência de pessoas na região, muitas delas em vulnerabilidade social. Tradicionalmente, áreas como essa atraem criminosos, que buscam aliciar essas pessoas, por exemplo, para o tráfico de drogas", explica o subsecretário de Segurança de Cachoeiro, Athos Alves.

Participaram da atividade de abordagem, na manhã de quarta-feira (11), as secretarias municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Segurança e Trânsito, Desenvolvimento Social e Serviços Urbanos e o projeto Vidda, criado pela prefeitura para estimular hábitos saudáveis.

Um dos estímulos para a ação ali foi o aumento recente na movimentação e a montagem de duas estruturas no gramado: uma barraca, por moradores em situação de rua, e uma lona amarrada nas árvores, possivelmente por flanelinhas. A motivação teria sido proteção contra chuvas. Após bate-papo entre a equipe da prefeitura e os responsáveis, os itens foram retirados.

 

Encaminhamento e orientação

Para os frequentadores que abordam motoristas, a orientação foi continuidade de uma série de ações, no Guandu e bairros do entorno. Os servidores explicam sobre a proibição de exageros, como exigir dinheiro ao dono do carro que estaciona na vaga pública.

Os demais foram orientados a procurar o Serviço de Atendimento ao Migrante e à Pessoa em Situação de Rua (Pop Rua), da prefeitura. A equipe do setor promove encaminhamentos, por exemplo, para o usuário conseguir documentação ou para tratamento de saúde, física ou mental.

Também houve cadastro de usuários de drogas, lícitas e ilícitas, para serviços de saúde e assistência social, e a poda das árvores, para tornar a área mais iluminada pelos postes e pelo sol. A primeira etapa de podas foi feita já na quarta, com suporte dos técnicos de meio ambiente.

Comentários