Policiamento nas praias é reduzido - Jornal Fato
Polícia

Policiamento nas praias é reduzido

Informação extraoficial dá conta de que reforço policial nas praias foi encerrado por corte no pagamento das diárias dos militares


 

Wanderson Amorim

 

 

Desde o último dia 15 circulava a informação de que a Operação Verão da Polícia Militar tinha sido cancelada pelo governo capixaba, devido ao corte das diárias dos policiais.

 

Na época, a reportagem do Espírito Santo de FATO entrou em contato com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), que assegurou que a operação continuava.

 

Esta semana, no entanto, um PM denunciou que o trabalho de reforço policial foi cancelado e que quem participou ainda não recebeu as diárias.

 

A partir da segunda quinzena de janeiro foi notável a redução de militares nas praias do Sul do Estado, Iriri (em Anchieta), Piúma, Itapemirim, Marataízes, e Presidente Kennedy.

 

O policial denunciante, que pediu para não ser identificado, disse que nos primeiros 15 dias do mês passado, 110 militares participavam da Operação Verão, em Marataízes. Já no início da segunda quinzena houve uma redução 63% no efetivo, e apenas 41 policiais permaneceram.

 

Segundo ele, os 37% dos militares que ainda continuaram na operação não receberam as diárias. "Para vir trabalhar, tive que pegar dinheiro emprestado para me alimentar e para pagar a hospedagem. Eles sempre pagam as diárias - de R$ 120,00 - antes do deslocamento. Dessa vez isso não aconteceu", disse, revoltado, o policial, que ainda denuncia que quem participou do trabalho de reforço na primeira quinzena de janeiro ainda não recebeu as diárias.

 

Entretanto, o assessor de comunicação da Sesp, Gustavo Tenório, na tarde de ontem, disse que a Operação Verão não teve redução de efetivo e que continua acontecendo em todo o Estado até o próximo dia 22.

 

Mas o comandante da 9ª Cia Independente de Polícia Militar, situada em Marataízes, major Anderson Simas Oliveira, por telefone, desmentiu. Ele confirmou que a operação está suspensa.

 

"Aqui em Marataízes a operação só deve retornar no período de Carnaval, mas como Operação Carnaval", disse Simas.

 

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Marataízes, Marcos Gazzani, disse que uma reunião seria realizada com a Polícia Militar para definir como vai ser realizada a segurança na cidade até o Carnaval.

 

 

Operação

No final do ano passado, o então secretário de Estado da Segurança Pública, André Garcia, mantido no posto para a gestão atual,  anunciou que 2.750 policiais militares e civis iriam reforçar o contingente nas praias capixabas a partir do dia 26 de dezembro, na Operação Verão.

 

Para as praias do Sul do Estado, 500 militares estavam previstos. Segundo Garcia o objetivo é intensificar a segurança na época em que o Estado recebe milhares de turistas.

 

"Esse é um período extraordinário, diferente. A ideia é reduzir a criminalidade durante o ano inteiro, as metas estão aí estabelecidas, mas a expectativa é que esse verão seja mais tranquilo que o verão do ano passado", disse ele, no dia 25 de dezembro.

 

A reportagem tentou contato com o secretário, mas foi impedida por sua assessoria de Comunicação

Comentários