Policiamento está 100% normal no ES, diz comandante - Jornal Fato
Polícia

Policiamento está 100% normal no ES, diz comandante

O policiamento voltou a ser estabelecido após reunião entre familiares de policiais e governo


Dayane Hemerly

 

Em uma coletiva na manhã deste sábado (25), o comandante da Polícia Militar do Espírito Santo, Coronel Nylton Rodrigues, confirmou que o policiamento já voltou 100% ao normal no estado, após o acordo estabelecido entre familiares de militares e o Governo.

 

Ele explicou que as chamadas feitas fora dos batalhões foram para evitar um confronto entre os policiais e as mulheres. "A nossa premissa número 1 dessa crise era evitar a utilização da força e isso foi feito. A premissa número 2 era resolver essa crise através da conversa, da negociação e do bom senso, e isso também foi feito", comenta.

 

O comandante mencionou durante a entrevista, que nesta sexta-feira (24), o estado chegou a 43 municípios com a totalidade dos serviços normalizados, e que hoje de manhã, a PMES constatou 100% do efetivo da Polícia Militar respondendo às suas escalas rotineiras de trabalho. "Temos então toda a PM no dia de hoje, respondendo sua escala. Os bons militares, em sua maioria, terão suas condutas individualizadas. E aqueles que retornaram ao serviço, que estão respondendo a algum processo administrativo ou criminal, terá o retorno a seu favor, para atenuar sua situação".

 

Nylton afirmou que a equipe de negociação do Governo sempre esteve à disposição das mulheres e que as negociações sempre aconteceram.

 

Acordo

 

De acordo com o que foi registrado em ata, o Governo não abrirá novos processos disciplinares, porém afirma que não tem como cancelar os que já foram abertos. Além disso, será promovido o retorno aos postos originais dos policiais transferidos até 45 dias.

 

Os policiais afastados voltarão para o trabalho, mesmo se estiverem com processo administrativo ou criminal em aberto.

Comentários