Polícia vai à rua e pede mudança na lei - Jornal Fato
Polícia

Polícia vai à rua e pede mudança na lei

Cabos e soldados da PM protestam contra impunidade na Praça Jerônimo Monteiro


Cabos e soldados da PM protestam contra impunidade na Praça Jerônimo Monteiro 


Em Cachoeiro, 70 policiais militares, acompanhados de amigos e familiares, protestaram contra a impunidade, na Praça Jerônimo Monteiro, na noite de terça-feira. O pedido é de leis mais rígidas para a punição de criminosos.

Segundo o cabo Cleiton Siqueira, diretor da associação de cabos e soldados, o objetivo foi mostrar que a Polícia Militar capixaba "sofre na pele e sente o mesmo gosto de sangue que a sociedade de bem sente".

Ele desabafou: "temos visto a criminalidade aumentar a cada dia e as nossas leis federais são frágeis. Hoje, as leis penais não prendem ninguém. Nós trabalhamos enxugando gelo. Os policiais, durante o serviço, prendem as mesmas pessoas envolvidas no crime três a quatro vezes no mesmo mês".

A intenção é que a manifestação, que ocorreu também em outros municípios do Estado, repercuta no Congresso Nacional. "Esperamos que, com a nova legislatura que se inicia em 2015, o Congresso possa se mobilizar, mudar e atualizar o Código de Processo Penal, porque criminoso tem que ficar preso". 

Para o cabo, a atual legislação deixa a sociedade refém da criminalidade. A associação de cabos e soldados está preocupada com o número de policiais vítimas da violência no Espírito Santo.

Há menos de uma semana um foi morto em tentativa de assalto na Grande Vitória. E um sargento foi esfaqueado em Piúma.

Siqueira vê relação entre os ataques e a impunidade com brechas e falhas na lei, que favorece os bandidos. "Os criminosos são cerca de 2% da população, que estão ganhando do Estado e da nossa sociedade". 

Comentários