Polícia pede prisão de sete pela tragédia em Minas - Jornal Fato
Polícia

Polícia pede prisão de sete pela tragédia em Minas

Dentre os responsabilizados está o presidente licenciado da Samarco Ricardo Vescovi (foto)


 

A Polícia Civil indiciou e pediu a prisão, nesta terça-feira (23), de sete pessoas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais.

 

Entre os responsabilizados pelo rompimento estão Ricardo Vescovi , presidente licenciado; Kléber Terra, diretor-geral de operações; Germano Lopes, gerente-geral de projetos; Wagner Alves; gerente de operações; Wanderson Silvério, coordenador técnico de planejamento e monitoramento; Daviely Rodrigues, gerente, todos da Samarco; e Samuel Paes Lourdes, engenheiro da VogBR.

 

O inquérito da Polícia Civil, que trata da apuração das 19 homicídios, possui 13 volumes, 2432 páginas e cerca de 100 oitivas.

 

Causa

A causa do desastre, segundo a polícia, foi o acúmulo de água. Eles explicaram que houve elevada saturação de rejeitos arenosos depositados em Fundão, falhas no monitoramento, equipamentos com defeito, número reduzido de equipamentos de monitoramento, elevada taxa de alteamento anual da barragem, assoreamento do dique 02 e deficiência junto ao sistema de drenagem.

 

O delegado de Polícia Civil Rodrigo Bustamante, responsável pelo inquérito, disse que este foi "o maior desastre ambiental da história do país". O inquérito foi aberto no dia 6 de novembro de 2015, um dia após o rompimento. A investigação durou três meses.

 

Fonte: ESHoje

Comentários