PMES recebe a Polícia Nacional do Japão - Jornal Fato
Polícia

PMES recebe a Polícia Nacional do Japão

A recepção da comitiva nesta segunda-feira (13) dá inicio a uma séria de encontros que acontecerão no Espírito Santo


Foto: Diretoria de Comunicação PMES 

 

Koichi Maruyama, Toshihiro Arakawa, Masaki Liyama, Nobuyuki Kimura e a capitã da Polícia Militar do Estado da Bahia, Maribel Fernandes Ribeiro Santana, representando a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), foram recebidos pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). A recepção da comitiva nesta segunda-feira (13) dá inicio a uma séria de encontros que acontecerão no Espírito Santo.

 

A visita da Comitiva atende ao Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Polícia Nacional do Japão com vistas ao estabelecimento da difusão da doutrina e prática da filosofia de polícia comunitária às instituições policiais no cenário brasileiro.

 

Durante a tarde, os peritos estiveram em visita de reapresentação do acordo de cooperação técnica no Quartel do Comando Geral (QCG), em Vitória. O grupo foi recebido pelo Comandante Geral, Coronel Marcos Antônio Souza do Nascimento, em seu gabinete e pelo coordenador do acordo, chefe do Estado Maior Geral, Coronel Jailson Miranda e o Diretor da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), Coronel Cristhian Tatagiba Franco, acompanhado dos oficiais da diretoria.

 

O Comandante Geral, Coronel Marcos Antônio, saudou os visitantes dando as boas vindas, agradeceu pela presença da equipe no Espírito Santo e ressaltou que os policiais militares estarão receptivos para todos os ensinamentos que a comitiva tem a passar.

 

Na oportunidade do encontro, Koichi Maruyama destacou que no Brasil são oito estados disseminadores das atividades do modelo de doutrina e prática da filosofia de Polícia Comunitária às instituições policiais no cenário brasileiro e que deseja que o Espírito Santo também seja estado modelo para ministração das formações.

 

O Coronel Miranda ressaltou que a parceria com a Polícia Japonesa com a PMES já existe há um tempo e que no ano de 1995 o estado teve o primeiro curso de Polícia Comunitária. "O desejo é ter no 10º Batalhão da PMES um projeto piloto do Sistema Koban no Espírito Santo", afirmou o Coronel.

 

O Inspetor Toshihiro apontou a necessidade de se ter um atendimento policial unificado, sendo estreitados os laços entre polícia e a comunidade. As palestras ministradas servirão de base para que o sistema de Polícia Comunitária tenha uma continuidade. "Mais difícil do que começar o sistema de Polícia Comunitária é dar continuidade a ela", completou o inspetou.

 

Já no período da manhã de segunda-feira, a comitiva participou do aniversário do 10º Batalhão, em Guarapari. Tiveram a oportunidade de conhecer policiais e a comunidade que estarão juntos com os peritos para avaliar o policiamento comunitário no município durante todo o mês de junho.

 

As visitam seguem durante todo o mês de junho e inicio de julho, quando o grupo encerra os trabalhos no Estado.

Comentários