PM pronta para evitar evasão de bandidos do RJ rumo ao ES - Jornal Fato
Polícia

PM pronta para evitar evasão de bandidos do RJ rumo ao ES

Intervenção Federal no Rio de Janeiro deixa estados vizinhos em alerta ? bloqueios já são feitos na região do Caparaó capixaba


 

Com o anúncio da Intervenção Federal no Rio de Janeiro, a Polícia Militar capixaba já reforça a segurança nos municípios do Caparaó que fazem fronteiras com o estado carioca.

 

Segundo o Coronel Caus, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, os bloqueios são para inibir criminosos que queriam vir para o Espírito Santo pelos acessos de Apiacá, Bom Jesus do Itabapoana, São José do Calçado, além dos municípios de Varre-Sai e Itaperuna, no RJ, que fazem divisa com Guaçuí.

 

O secretário de Segurança do Estado, que esteve presente nesta sexta-feira (16) na aula inaugural do curso que vai capacitar a Guarda Civil Municipal a voltar a atuar armada, ressaltou que os estados vizinhos ao RJ estão em alerta.

 

"Estamos assistindo Intervenção Federal no estado do Rio e sou vice-presidente do colégio nacional de secretários de segurança. Convoquei reunião de emergência com os secretários da região Sudeste para entender quais os efeitos e dimensão dos problemas que vão ser enfrentados no Rio de Janeiro, pois isso pode ter reflexo em outros estados, especialmente os estados vizinhos. Estão todos convocados para uma reunião visando estabelecer um fluxo permanente de inteligência de informação com as polícias do Rio, São Paulo, Minas Gerais e Bahia e nesse primeiro momento tomar precauções devidas com relação a essa questão", comentou durante o evento.

 

Intervenção

 

O presidente Michel Temer assinou nesta sexta-feira (16), no Palácio do Planalto, o decreto de intervenção federal na segurança pública no estado do Rio de Janeiro. 

 

A medida prevê que o general do Exército Walter Souza Braga Netto, do Comando Militar do Leste, será o interventor no estado. Ele assume até o dia 31 de dezembro de 2018 a responsabilidade do comando da Secretaria de Segurança, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e do sistema carcerário no estado do Rio.

 

A intervenção já está em vigor, porém, o decreto precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional.

 

Comentários