PM pede para que vítimas registrem crimes - Jornal Fato
Polícia

PM pede para que vítimas registrem crimes


Foto: Divulgação

 

por Dayane Hemerly

 

Seja por inibição ou descrença, muitas vítimas de criminosos deixam de registrar Boletim de Ocorrência na Polícia Militar. A atitude, segundo o Tenente Rodrigo Cipriano Carvalho, é um erro, que prejudica, até mesmo, a adoção de medidas que possam prevenir novos crimes, com o reforço do patrulhamento.

 

Ele explica que, obviamente, se o cidadão não fizer a ocorrência, a polícia não tem como cumprir o seu dever. E reforça que todo e qualquer crime que aconteça, tem que ser registrado, o que pode ser feito pelo 190.

 

"O pensamento de que não vai acontecer nada com o criminoso é justamente o que reforça a sensação de impunidade, tanto sentida pelo bandido, quanto pela sociedade".

 

Outra coisa que a polícia precisa, de acordo com o tenente, é a denúncia através do 181, que é um meio de comunicação anônimo, que é um canal onde os cidadãos relatam algum delito que está acontecendo ou poderá acontecer sem medo de serem identificados.

 

Ele esclarece que é a quantidade de ocorrências em um determinado local que pode ocasionar o reforço do policiamento na região.

 

"Se acontece uma quantidade maior de crimes em um determinado bairro, e esses crimes são registrados, a pessoa que faz o controle da estatística e policiamento daquele local, ele vai ter um painel de apresentação de dados muito mais rico. Então, a partir daí, conseguiremos explicitar com muito mais facilidade onde há maior incidência do crime, seja ele qual for, e assim, acontece o reforço para combater a criminalidade naquela localidade", conclui. 

Comentários