PF procura mulher acusada de liderar assaltos aos Correios no ES - Jornal Fato
Polícia

PF procura mulher acusada de liderar assaltos aos Correios no ES


Fotos: Divulgação/PF-ES

A Delegacia de Combate a Crimes Contra o Patrimônio e Tráfico de Armas (DELEPAT) da Polícia Federal no Espírito Santo deflagrou, na manhã desta quarta-feira (23), a Operação Godmother, com objetivo de combater roubo às agências dos Correios.

 

A operação contou com a participação de nove (09) Policiais Federais e o apoio de vinte (20) Policiais Militares, sendo realizado o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência da investigada Jaqueline da Luz e ainda o cumprimento de dois mandados de prisão contra dois assaltantes. A investigada não foi localizada e permanece foragida. Jaqueline não foi localizada e permanece foragida.

 

Líder

 

Segundo a PF, durante as investigações dos crimes contra os Correios em 2017, foi identificada a ligação de Jaqueline com a grande maioria dos criminosos.

 

Após a realização de diversas diligências nos locais de crime, tomada de depoimento de testemunhas e interrogatórios de presos, comprovou-se que ela tinha posição de comando na quadrilha, sendo respeitada pelos assaltantes, oferecendo hospedagem, logística (veículos) e facilitando a obtenção de armas, além de apresentar criminosos que não se conheciam anteriormente.

 

Além disso, participou diretamente dos roubos às agências de Viana e Venda Nova do Imigrante nos meses de fevereiro e março de 2017, tendo providenciado veículos para os crimes e permanecido do lado de fora das agências, vigiando o local e se comunicando com os criminosos por telefone celular, dando cobertura.

 

 O modus operandi do grupo criminoso é render os funcionários e clientes da empresa pública, aguardar o mecanismo de retardo do cofre para abri-lo e supostamente tranquilizar as vítimas dizendo que só querem o dinheiro do governo.

 

Nestes dois crimes nos quais a criminosa participou ativamente, estima-se que foram subtraídos 230 mil, além do prejuízo causado pelo abalo psicológico aos funcionários e clientes vítimas do crime, bem como os dias em que as agências permanecem sem atendimento ao público até recuperar a condição de funcionar adequadamente.

 

Até o momento, a DELEPAT identificou dezessete (17) indivíduos envolvidos com os crimes aos Correios em 2017 no Estado do Espírito Santo, sendo que dez (10) estão presos, e cinco (5) permanecem foragidos: Jaqueline da Luz, Wagner Xavier Fernandes, vulgo "Manguinha", Rodolfo dos Santos Penna, Rodrigo Denardi Vicentini e Marisnaldo Medina.

 

Wagner Xavir Fernandes, Rodrigo Denardi, Marisnaldo Medina e Rodolfo dos Santos

 

Crimes investigados

 

Os investigados responderão pelos crimes de roubo qualificado e associação criminosa armada, previstos respectivamente nos Artigos 157, §2º, incisos I, II e V do Código Penal, cujas penas somadas poderão chegar a 13 (treze) anos de reclusão por cada roubo.

Comentários