PC promove Dia de Beleza para vítimas - Jornal Fato
Polícia

PC promove Dia de Beleza para vítimas


Foto: Divulgação/PC

 

por  Fernanda Pontes

 

Uma tarde onde as regras eram se divertir e não falar de coisas ruins. Foi nesse clima que a Polícia Civil promoveu uma tarde de beleza para 20 mulheres que já sofreram violência doméstica. A ação faz parte do "Projeto Resgate da Autoestima", cujo objetivo é elevar a autoconfiança dessas mulheres, e foi realizada em comemoração ao mês das mães. A iniciativa foi das delegadas do Plantão Especializado da Mulher (PEM) e aconteceu na segunda-feira (16), em um salão de beleza, em Vitória.


As beneficiadas são mulheres que já foram atendidas pelo PEM ou que foram indicadas pelos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher (DPAM); pelo Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica contra a Mulher (Nevid), do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES); pela Casa Abrigo; pela coordenação de Atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação (Cavvid), da Prefeitura de Vitória. "Quem vê essas mulheres de cabelos escovados, maquiadas e distribuindo sorrisos não consegue imaginar o quanto elas já sofreram. Escolhemos aquelas que acreditamos que um dia de beleza ajudaria a resgatar a autoestima delas", disse a delegada plantonista e uma das idealizadoras do projeto, Milena de Oliveira Gireli.  


Uma das participantes foi uma mulher de 48 anos, que é mãe de um rapaz de 30 anos e moradora de Vitória. De acordo com a delegada, a história dessa mulher é marcada pela violência de um ex-namorado. "Foi um caso emblemático em Vitória. Por dois anos ela foi agredida pelo ex-namorado de 41 anos. Da última vez, há três anos, ela foi levada para um matagal onde foi agredida por 6 horas com pauladas e tesouradas, pois o homem não aceitava o fim do relacionamento. O resultado foram oito meses de internação, sendo quatro deles no Centro de Tratamento Intensivo, além de três costelas quebradas, afundamento do crânio e vários cortes no rosto, que precisou ser reconstituído", contou Milena.


A delegada citou, ainda, o caso de uma das vítimas indicada pelo Cavvid. "Quando dissemos às funcionárias do Cavvid elas não acreditaram porque a mulher era muito tímida. De fato, quando ela chegou aqui hoje não deu uma palavra com ninguém, mas, no final o dia, ela não se continha de tanta alegria e não parava de falar. Ver isso é algo muito importante e significativo para nós que sempre vemos essas mulheres chegarem tão deprimidas na delegacia. De alguma forma, estamos trabalhando e contribuindo para que elas não voltem a ser vítimas de violência doméstica", declarou.


Para a esteticista Gecimara Espíndula, uma das colaboradoras do projeto, ações como essas são sempre engrandecedoras. "É a primeira vez que participo e fico muito feliz em saber que algumas pessoas que atuam no serviço público estão preocupadas com a situação dessas mulheres e buscam fazer o melhor. Ao vermos e ouvirmos as histórias delas percebemos o quanto os nossos problemas são pequenos perto de tudo aquilo que elas viveram. Certamente, estou saindo daqui uma pessoa muito melhor do que quando cheguei e isso não tem preço", disse emocionada.


Uma das grandes colaboradoras para o dia da beleza foi a cabelereira Ana Paula Leite. Há cinco anos ela participa de ações voluntárias oferecendo os serviços de beleza. "É sempre um prazer participar de ações como essas e a de hoje não poderia ser diferente. Faz muito bem pra alma ver essas mulheres saindo lindas por fora e com o coração mais leve. Vamos fazer de tudo para continuarmos essas ações aqui no salão", afirmou. 

 

A proprietária do salão também ficou satisfeita com o resultado e prometeu continuar apoiando o projeto. "É muito bom saber que podemos proporcionar tantos benefícios para essas mulheres tão sofridas. Depois desse resultado fantástico, estamos à disposição para dar continuidade às ações como essa que buscam a valorização da mulher", afirmou Luiza Bragatto. 


O projeto contou com o apoio dos profissionais do salão Maison Luiza, do Espaço Ana Paula Leite, da consultora de beleza e maquiagem Fernanda Lima e da Anuar Cosméticos.

 

Comentários