PC procura quarto assassino de Anna - Jornal Fato
Polícia

PC procura quarto assassino de Anna

A professora, moradora de Burarama, foi brutalmente assassinada em outubro de 2015


A polícia ainda procura por José Ronaldo Ribeiro. Fotos: Divulgação/PC e Ronaldo Índio

 

por Rafaela Thompson

 

Após as investigações do caso Anna Gava, crime brutal que chocou os moradores da comunidade de Burarama, distrito de Cachoeiro, em outubro do ano passado, a Polícia Civil procura o quarto envolvido que está foragido: José Ronaldo Ribeiro, de 41 anos.

 

A professora de Matemática, de 77 anos, foi sequestrada, espancada e morta com um tiro de arma calibre ponto 40 na cabeça, no dia oito de outubro de 2015. O corpo da idosa foi encontrado dentro de um carro na localidade de Pacotuba, distrito cachoeirense.

 

Na sexta-feira (08), a prisão dos quatro envolvidos no crime foi decretada pela justiça. Juliano Rempto, de 38 anos; Edno Scheidegger Fagundes, de 26 anos, e Paulo Sérgio Fabri de Oliveira, de 45 anos, já tinham sido presos em maio deste ano. Apenas José Ronaldo continua foragido.

 

O delegado Guilherme Eugênio, responsável pela Delegacia de Crimes Contra Vida (DCCV), esclareceu a dinâmica usada pelos criminosos.

 

Dinâmica

 

No dia do fato, eles estudaram a casa da vítima e a viabilidade do crime. De acordo com as investigações, os suspeitos foram até a residência da professora por volta das 19h00. José Ronaldo teria rendido a vítima, enquanto os outros três davam cobertura do lado de fora.

 

Um teria ficado na altura da porteira da propriedade e os outros dois em locais diferentes da estrada que dá acesso à fazenda de Anna. Em seguida, José Ronaldo sequestrou a idosa e saiu da propriedade com o carro da professora. Ele foi escoltado pelos três criminosos até uma agência bancaria de Jerônimo Monteiro.

 

Chegando à agência, eles constataram que a professora estava com a carteira errada. A vítima foi levada à localidade de Papagaio e espancada. Um dos suspeitos tentou retornar à residência, mas, ao se aproximar do local, percebeu uma aglomeração de vizinhos e parentes, o que o fez retornar.

 

Como não obtiveram sucesso na retirada do dinheiro, eles seguiram com a idosa até uma estrada de chão no distrito de Pacotuba, onde a executaram.

 

De acordo com o delegado, o 'Caso Anna Gava' foi um dos inquéritos mais trabalhosos de sua carreira. Eugênio também destacou a ousadia, crueldade e frieza de um dos suspeitos: Paulo Sérgio. Ele está envolvido em vários crimes, entre roubos, latrocínios e homicídios.

 

"Paulo estudava a vulnerabilidade de suas vítimas. Na maioria dos casos, eram idosos que moravam em propriedades rurais e de alto nível de fragilidade", disse o delegado.

 

Aulas

 

Além de escolher a dedo suas vítimas, Paulo era extremamente ágil para se desfazer de qualquer pista que levaria a polícia a chegar à sua participação nos crimes. "Tivemos relatos de testemunhas de que Paulo 'dá aulas' na prisão de como cometer crimes 'brilhantes' e como se desfazer das provas. Isso porque este criminoso é analfabeto e não tem muitos recursos e instruções, caso tivesse, seria um dos mais perigosos do Estado", disse.

 

"A apuração deste crime foi uma das mais trabalhosas ao longo de minha carreira, porém, gratificante, uma vez que resultou em prisões qualificadas de pessoas de alto nível de periculosidade. Tenho esperanças que após a prisão do quarto envolvido a população da localidade de Burarama tenha um pouco mais de segurança, uma vez que os crimes de roubos e latrocínios na região têm envolvimento do grupo", afirmou.

 

O delegado pede a ajuda da comunidade para denunciar quaisquer informações ligadas ao paradeiro de José Ronaldo Ribeiro. "Precisamos do apoio da população para ajudar a polícia a obter sucesso na elucidação dos crimes, e, mais uma vez, contamos com este apoio. Para denunciar, basta acionar o 181, e não precisa se identificar", finalizou. 

Comentários