PC dá palestra sobre os cuidados com ?Pokémon Go? - Jornal Fato
Polícia

PC dá palestra sobre os cuidados com ?Pokémon Go?


Foto: Divulgação/PCES

 

Noventa estudantes da Escola Estadual Iracema Conceição Silva estiveram nesta quarta-feira (24) no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória, para aprender sobre os cuidados que devem ser tomados na internet e, principalmente, com os jogos eletrônicos, entre eles o "Pokemon Go".  A palestra " Pokemon Go: Riscos, armadilhas e dicas de Segurança" foi ministrada pelo investigador de polícia e especialista em segurança na internet, Eduardo Pinheiro.

 

A chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, fez a abertura do evento e falou sobre a importância dos cuidados a serem adotados na Rede Mundial de Computadores pelos alunos que tem idade entre 10 e 12 anos e cursam o 5º ano, na escola localizada no bairro Chácara Parreiral, município de Serra.

 

Durante a palestra, os adolescentes estavam bastante atentos às dicas de segurança repassadas pelo investigador Eduardo.  Entre os cuidados citados estão as famosas "selfies", os vídeos indevidos e distração provocada pelo "Pokemon Go". "Os pais e professores devem estar vigilantes em relação ao uso de celular, principalmente no que diz respeito a redes sociais. Jogos eletrônicos, como esse, podem ser usados como uma armadilha para atrair crianças e transformarem-nas em vítimas de algum crime, como pedofilia ou até mesmo sequestro. Além disso, uma pessoa que esteja distraída "caçando" Pokemons corre o risco de ser roubada ou até mesmo atropelada. Por isso, devemos orientar as nossas crianças a sempre que usarem o aplicativo, estarem na companhia de um adulto", afirmou.

 

Segundo a professora Maria Aparecida Gomes Coutinho, a iniciativa de procurar a Polícia Civil foi do corpo técnico da escola. "Eles ficaram eufóricos quando souberem que iriam assistir a palestra com esse tema". 

 

Ela informou ainda que, no ano passado, outra turma de alunos também teve a oportunidade de assistir uma palestra sobre segurança na internet, também por meio de uma parceria com a Polícia Civil. "Decidimos trazer, novamente, os alunos para que eles entendam os cuidados que devem tomar na internet e, principalmente, com o  Pokemon Go", afirmou a professora.

Comentários