Patrulha contra violência doméstica - Jornal Fato
Polícia

Patrulha contra violência doméstica

No Dia Internacional da Mulher, Governo do Estado intensifica programas de monitoramento de vítimas e conscientização dos agressores


 

O programa de visitas tranquilizadoras as mulheres beneficiadas com Medidas Protetivas de Urgência (MPU) no Espírito Santo entrou em uma nova fase. Como marco do Dia Internacional da Mulher, o Governo do Estado anunciou ontem (08) a criação de uma patrulha exclusiva para atender mulheres vítimas de violência doméstica, bem a interiorização de programas de monitoramento de vítimas e conscientização dos agressores.

 

A chamada "Patrulha da Família" vai intensificar as visitas já feitas pelo programa "Patrulha da Comunidade" às mulheres que denunciaram violências de gênero. Por enquanto a ação da Polícia Militar começa na Grande Vitória, mas já existe previsão de expansão."As policias estão trabalhando no sentido de ampliar essa patrulha exclusiva também nos munícios do interior", disse o secretário de Assistência Social do Espírito Santo, Rodrigo Coelho, que lembrou que a Patrulha da Comunidade também já se dedica as visitas em 16 municípios do Estado. A diferença é que agora o destacamento da Patrulha da Família irá atuar exclusivamente no monitoramento das vítimas e suas famílias.

 

Expansão

 

Também foi anunciada nova fase no programa "Homem que é Homem". A ação da Polícia Civil é dedicada a incentivar uma cultura de paz e respeito nos homens que foram denunciados por agressão. "Estamos implantando a Oficina Homem que é Homem em Aracruz. Vamos procurar parcerias para também expandir. Expectativa é fazer isso até o final do ano em pelo menos um município no Norte e outro no Sul", garante o secretário de Segurança, André Garcia.

 

As ações contra a violência doméstica foram anunciadas em cerimônia realizada ontem de manhã no Palácio Anchieta. Na ocasião também foi realizada homenagem a servidoras públicas pelo Dia da Mulher. "Quando a gente olha os indicadores de violência contra mulher no Espírito Santo, a gente fala assim: melhoramos, mas temos muito chão para andar. E vamos andar!", disse o governador Paulo Hartung. "O combate à violência começa dentro de casa. Quando lidamos com os familiares, quando criamos nossos filhos numa cultura de paz", complementou.

 

Interior tem mais casos

 

Não por acaso as ações de prevenção à violência doméstica estão serão intensificadas no interior. Entre 2014 e 2015, enquanto os índices tiveram redução de 26,8% na Grande Vitória, aumentaram 22% no interior do Estado. "Estamos tentando expandir as visitas tranquilizadoras. Nossa expectativa é que esses indicadores também caiam no interior", estima o secretário de Segurança, André Garcia, que ressalta que entre 1º de janeiro seis de março de 2016 os homicídios de mulheres caíram 56% em todo Estado.

 

Centros de atendimento a mulher em todo Estado

 

Centros de referência no atendimento aos mais diversos tipos de violência contra as mulheres tem previsão de ser espalhados pelas cidades polo do Espírito Santo. Os locais irão reunir serviços de atendimento que a mulher agredida deve percorrer justamente no momento delicado de formalizar uma denúncia. Hoje as vítimas tem que peregrinar por pelo menos três locais para denunciar.

 

"Estamos trabalhando com o Governo Federal no sentido de instituir centros integrados de atendimento a mulher no Espirito Santo. Eles serão formados na Grande Vitória e Municípios do Interior", garante o secretário de Assistência Social do Espírito Santo, Rodrigo Coelho. "Esperamos entregar alguns centros ainda este ano. Já demos entrada no convênio e já conversando com os munícipios para receberem essas casas", planeja. 

Comentários