Parque vai ter uso melhorado - Jornal Fato
Polícia

Parque vai ter uso melhorado

O lançamento do Edital de Licitação de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) foi realizado ontem pelo governador Paulo Hartung


No local, também acontece a Vitória Stone Fair (Foto: Divulgação)

 

ADI/ES

 

O governo do Estado publica amanhã edital de licitação visando contratar empresa para fazer um estudo sobre o futuro do Parque Estadual Agropecuário Floriano Varejão, conhecido como Parque de Eventos de Carapina. O contrato previsto na licitação tem valor de até R$ 2,2 milhões e objetiva a realização de um amplo estudo para otimizar o uso do parque. O lançamento do Edital de Licitação de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) foi realizado ontem no Palácio Anchieta pelo governador Paulo Hartung.

 

Inaugurado em 1988, o Parque de Eventos de Carapina tem contrato de concessão firmado até dezembro de 2018. Com o lançamento do PMI, o governo quer ter prazo para a realização do estudo das possibilidades de utilização do espaço que hoje abriga importantes feiras de negócios dos Arranjos Produtivos do Espírito Santo como rochas ornamentais, móveis e confecção.

 

O PMI deverá indicar mecanismos de revitalização, modernização, ampliação e diversificação das atividades do espaço que tem área coberta e livre somando 133,6 mil metros quadrados. Todas as ações aprovadas no estudo, que deverá estar pronto até o dia 1º de novembro, serão realizadas pela empresa que vencer a licitação de concessão do parque prevista para ser realizada até o dia 21 de dezembro deste ano.

 

A empresa vencedora firmará contrato com o governo até o dia 31 de março de 2018 e vai iniciar a administração do parque em 1º de janeiro de 2019. Só a partir desta data é que serão realizadas as ações previstas no PMI. O secretário de Estado do Turismo, José Sales Filho, informou que o valor do contrato do PMI será pago pela empresa que vencer a concessão.

 

"Esta é a forma mais moderna de se fazer um empreendimento deste tamanho. Dois anos é um tempo razoável porque queremos que seja feito um estudo detalhado. Este e um projeto amplo que deixa para todos os interessados discutirem o que será feito no Parque. Podemos ter ali hotel, centro de convenções, shopping center. É uma área grande e propícia para tudo isto", disse o secretário.

 

Parque

 

Ele ressaltou que o Espírito Santo já tem um grande parque industrial que proporciona o desenvolvimento do turismo de negócios. "O turismo de negócios já é muito forte no Espírito Santo. Só no ano passado, o Parque Floriano Varejão recebeu mais de 263 mil pessoas. Este turismo é muito bom para os hotéis porque se trabalha as estações com pouco movimento. A ideia é otimizar e modernizar o parque. A empresa do setor que for administrar o parque vai ter interesse em captar mais feiras para o estado", disse Sales.

 

O secretário ressaltou que o governo do Estado está propondo uma área nobre para empresários que tenham interesse em captar novos eventos. "Este é um negócio do turismo de negócios. A empresa que ganhar a licitação, depois deste estudo, vai ter interesse em captar novos eventos. O Estado não capta turista. Nossa função é coordenar e articular para fazer com que o turismo de negócios se desenvolva e traga também o turismo de lazer. É uma coisa ligada a outra", afirma ele.

Comentários