Novos policiais reforçam segurança no Sul do ES - Jornal Fato
Polícia

Novos policiais reforçam segurança no Sul do ES

São 31 integrantes a mais atuando nas ruas, reforçando a segurança na área das três companhias do 9º Batalhão


 

O mês de julho foi de intensa preparação para policiais militares que participaram do 2º Nivelamento para Integrantes do Grupo de Apoio Operacional (GAO) do 9º Batalhão. Dezessete militares concluíram todas as etapas de treinamento que - somado aos formandos do primeiro nivelamento realizado em março - já são 31 integrantes a mais atuando nas ruas, reforçando a segurança na área das três companhias do 9º Batalhão.

 

Os dois cursos realizados este ano foram importantes para suprir a demanda não só da região de Cachoeiro de Itapemirim, como também dos municípios de Atílio Vivácqua, Muqui, Mimoso do Sul, Castelo e Vargem Alta, que agora contam com um total de 48 integrantes do GAO operando no patrulhamento tático motorizado em viaturas e motocicletas.

 

Durante o curso, os policiais intensificaram o conhecimento sobre abordagem à pessoas, veículos e edificações e tiveram instruções de tecnologias não letais, escolta, blitz, bloqueios e procedimentos de primeiras intervenções em gerenciamento de crises.

 

Além disso, foram devidamente disciplinados em técnicas de patrulhamento em áreas de alto risco, em eventos, patrulhamento rural, choque ligeiro, armamento e equipamento policial e também ações de emboscada e contra emboscada com viaturas. Os militares também participaram de instruções com uso de lanternas em ambientes de baixa luminosidade. Depois realizaram um período de estágio operacional para alinhar a carga teórica à prática das ruas.

 

De acordo com o comandante do GAO, Tenente José Maria Casagrande e o comandante de equipe Sargento Dias, os cursos certamente resultaram em uma melhor capacitação para os militares, pois foram submetidos a instruções e conhecimentos técnicos que estão sendo colocados em prática durante o serviço, com o compromisso de atuar sempre dentro da legalidade e da ética durante o atendimento de ocorrências policiais de maior complexidade.

 

"A atividade de patrulhamento tático, nos municípios que compreendem a área de atuação do 9º BPM, tem uma série de particularidades que oferecem riscos à abordagem policial. Por isso, é importante a permanente atualização do efetivo do GAO para lidar com eventos que extrapolam a capacidade operacional ordinária da força policial local", frisaram.

 

Somente no primeiro semestre deste ano, a equipe da 1ª companhia, que abrange Cachoeiro de Itapemirim, conquistou a marca de 40 armas apreendidas, 1.125 buchas de maconha, 1.235 pedras de crack, 224 papelotes de cocaína, aproximadamente cinco quilos de maconha, e a prisão de 24 foragidos da justiça.

 

"Importante destacar que além das atribuições de rotina, o GAO atua na qualidade de primeiro interventor em ocorrências cuja natureza demanda uma série de conhecimentos específicos, como crises com reféns localizados, distúrbios civis e ocorrências envolvendo artefatos explosivos", finalizaram.

Comentários