Justiça condena assassinos da professora Anna Gava - Jornal Fato
Polícia

Justiça condena assassinos da professora Anna Gava

Paulo Sérgio recebeu pena de 27 anos de prisão, e Edno Sheidegger Fagundes, 30 anos. O crime ocorreu no distrito de Pacotuba, em 2015


Os assassinos da professora aposentada Anna Gava, de 77 anos. A sentença saiu na semana passada. Paulo Sérgio Fabre de Oliveira recebeu pena de 27 anos de prisão, e Edno Sheidegger Fagundes, 30 anos de reclusão. O crime ocorreu no distrito de Pacotuba, em 7 outubro de 2015. A idosa foi sequestrada em casa e morta a tiros dentro do próprio carro.

Paulo Sérgio responde a outras ações penais, além de ser suspeito em outros casos, inclusive envolvendo homicídios e latrocínios. Ele chegou a passar por exames psiquiátricos, devido à quantidade de crimes atribuídos a ele. O laudo concluiu que ele é portador de transtorno de personalidade com instabilidade emocional, porém, a Justiça decidiu que ele pode pagar a pena.

Paulo é suspeito de cometer cinco homicídios em Cachoeiro, a maioria associada a assaltos. Ele conhecia Anna Gava por meio de um irmão da vítima, para quem trabalhou.

Já Edno trabalhava para vizinhos de Anna Gava e, segundo a narrativa, era usuário de drogas.  Também foi apontado como autor outros crimes contra o patrimônio no município. Edno furtava constantemente galinhas da propriedade de Anna, o que a fez comentar com outras pessoas sobre isso. Conforme consta na condenação, foi o que causou "raiva" no acusado.

 

O crime

A dinâmica do crime, segundo a denúncia, foi planejada por Paulo Sérgio. Após o roubo, o dinheiro seria dividido entre ele, Edno e outros dois acusados, que terminaram absolvidos pela Justiça, devido à falta de provas suficientes da participação deles.

Um dia antes do crime, Anna Gava havia recebido dinheiro da venda de sacas de café.

Paulo passou a manhã do crime em Jerônimo Monteiro, local onde a vítima deveria ser levada para efetuar saques em sua conta bancária. Ele ainda pesquisou locais para mantê-la em cárcere, caso o plano desse certo.

Edno passou algum tempo próximo à residência de Anna, em Burarama, analisando a melhor forma de entrar na casa. Por volta das 19h00 do dia 7 de outubro, os suspeitos foram à casa da vítima.  A renderam, vendaram, pegaram seu aparelho celular, carteira com dinheiro e talão de cheques.

Anna foi colocada no próprio carro com o qual e os assassinos seguiram até Jerônimo Monteiro para realizar os saques, o que não foi feito, porque nos pertences roubados de Anna não constavam os cartões de banco.

Por causa da frustração em não conseguirem sacar o dinheiro, deram coronhada na cabeça de Anna e a levaram para a rodovia ES 482, a colocaram sentada no banco do carona, onde Edno disparou um tiro contra a cabeça da vítima. Eles abandonaram o veículo com o corpo dentro, e fugiram em duas motocicletas levando a quantia de R$ 1.791,00, os cheques e o celular.

Comentários