Incêndio no morro é controlado - Jornal Fato
Polícia

Incêndio no morro é controlado

Pela manhã, os bombeiros voltaram ao local e contaram o que o incêndio no Morro das Andorinhas, que fica entre os bairros Zumbi, IBC e São Francisco de Assis, havia encerrado


 

O Corpo de Bombeiros esteve na noite de terça (26) das 19h00 até às 20h00 monitorando o incêndio que aconteceu no Morro das Andorinhas, que fica entre os bairros Zumbi, IBC e São Francisco de Assis, em Cachoeiro de Itapemirim-ES. De acordo com os bombeiros, em  alguns focos, o caminhão não chegou. Nenhuma casa foi atingida. Nesta quarta (26) pela manhã, os bombeiros voltaram ao local e contaram que o incêdio havia acabado. 

 

O sargento Adriano, que chefiou a equipe de monitoramento, alerta à população e recomenda que todos tenham especial atenção com o trato do lixo, não queimando resíduos em terrenos baldios, pois podem propagar as chamas para outros locais. "Qualquer indício de atividades criminosas os cidadãos devem informar ao Corpo de Bombeiros para tomarmos as providências cabíveis".  

 

De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, a atividade de combater incêndios florestais é complexa, seja por sua extensão ou por sua localização (encostas, morros, várzeas, precipícios e outros lugares de difícil acesso). Os incêndios florestais são aqueles que atingem a vegetação.

 

Proibição

A realização de queimadas em vegetação para limpeza de terrenos é proibida em tempos de estiagem e só podem ser feitas com autorização do órgão ambiental responsável e, mesmo assim, devem ser acompanhadas de cuidado como feitura de aceiro (espaçamento sem cobertura vegetal ou desbastado em volta das matas) para evitar a propagação das chamas. O aceiro deve ter, pelo menos, o dobro da vegetação mais alta da área a ser queimada.

 

O mais importante é que os proprietários mantenham sua área reflorestada, aumentando a umidade do local e diminuindo a possibilidade da combustão espontânea, que é a queima iniciada pela ação sobre um material jogado ao solo.

Comentários